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CAPÍTUL O   0 5   –   USO   E   TR A T AMENT O   DE   D ADOS   DE   A CIDENTE S




                       Nota-se que tanto o CADaS quanto o RENAEST recomendam coletar informações
                  relativas ao acidente, à via, ao veículo e à pessoa. É importante salientar que cada ór-
                  gão sugere um conjunto de dados diferente, mas ambos consideram fatores associa-

                  dos à interação pessoa–via–veículo–meio ambiente para compreender as causas e ca-
                  racterizar os acidentes. O RENAEST, por ser um registro nacional, solicita coletar dados
                  mais específicos, como a informação do local do acidente e a identificação do CPF do
                  envolvido. Por outro lado, o CADaS, desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde,
                  atém-se a informações mais gerais, como fatores humanos relativos ao uso de drogas

                  e álcool, informações do veículo e condições da via.

                       Além dos dados coletados no local do acidente, podem também ser utilizadas para
                  complementar a base de dados e, consequentemente, suas análises, as seguintes in-
                  formações [3], [5], [6]:


                           •  dados do serviço médico emergencial e hospitalar;
                           •  dados do Instituto Médico Legal (IML);

                           •  dados de seguradoras;

                           •  histórico de aplicação de multas e de infrações de trânsito;
                           •  dados de frota;

                           •  dados de tráfego;

                           •  dados de população;
                           •  informações da rodovia, como condições de sinalização horizontal e verti-
                             cal, características geométricas, referência de localização, dados do siste-
                             ma de informações geográficas, padrões de viagens e exposição etc.;

                           •  dados adicionais de Boletins de Ocorrência, como diagrama de colisão.




                       Essas informações secundárias podem ser relevantes para consolidar as informa-
                  ções das bases de dados com maior confiabilidade.




                  5.1.2 Coleta de dados


                  A integração bem-sucedida da Segurança Viária (planejamento, projeto, construção,
                  operação e manutenção) demanda que dados completos, confiáveis e atuais estejam



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                                                                                                         DER / SP
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