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CAPÍTUL O 0 5 – USO E TR A T AMENT O DE D ADOS DE A CIDENTE S
5.1.3 Qualidade dos dados
Para garantir a qualidade dos dados devem ser avaliados indicadores gerais, como: pre-
cisão, integridade, uniformidade, integração, disponibilidade e acessibilidade dos dados
[5], [6]. A avaliação de um sistema de informações pode revelar a falta de qualidade dos
dados, decorrente de deficiências durante a coleta e/ou o processamento dos dados.
Para minimizar esse problema, podem ser adotadas as seguintes estratégias [1], [2]:
• revisão das definições iniciais, para que sejam simples e fáceis de entender
e aplicar;
• reforço da importância da notificação, inclusive das ocorrências sem víti-
mas que não exigem a presença de autoridade de trânsito;
• melhoria das ferramentas de coleta de dados, com a padronização de for-
mulários e relatórios de acidentes e a utilização de equipamentos eletrôni-
cos (como tablets ou celulares) na coleta;
• coleta de informações exatas sobre o local do acidente utilizando sistemas
de navegação e posicionamento global (GPS);
• melhoria do treinamento de agentes da polícia e de trânsito, apresentando
orientações sobre o preenchimento de cada um dos itens do formulário e
definindo termos, códigos e abreviações que devem ser utilizados;
• planejamento e revisão sistemática das medidas de garantia da qualidade
e confiabilidade.
Conforme mencionado no item “5.1.2 — Coleta de dados”, o DER/SP utiliza os dados
de acidentes coletados pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv) para compor suas análises. O
INFOSIGA SP recebe dados tanto da PMRv quanto da Polícia Civil para compor suas
estatísticas. As informações fornecidas pela PMRv compreendem dados de acidentes
registrados em Boletins de Ocorrência, enquanto dados da Polícia Civil trazem infor-
mações a respeito dos óbitos registrados, incluindo acompanhamento hospitalar de
vítimas de acidentes de trânsito por até trinta dias.
O cruzamento de dados hospitalares e de dados de ocorrências permite que os
acidentes sejam verificados quanto à precisão, garantindo que as informações forneci-
das em ambos os bancos de dados sejam complementadas. Além disso, essa compa-
ração permite estimar a proporção de casos subnotificados nos arquivos da polícia e do
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP