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CAPÍTUL O   0 7   –   Pr O je T O   se g U r O   de   r O d O vi A s




                  proporcionar as melhores condições de segurança para motoristas e, eventualmente,
                  ciclistas e pedestres presentes na rodovia [15].

                       O projeto deve obedecer à Norma da ABNT NBR 5101 de iluminação pública, que
                  define parâmetros mínimos, como: classificação das vias; níveis de iluminância e o fator

                  de uniformidade adotado; tipos de luminárias, lâmpadas e postes; tipo de instalação;
                  cálculo e estudo luminotécnico; distribuição das luminárias [26]. Além disso, deve se-
                  guir as recomendações das Instruções de Projeto para Iluminação de Rodovias [27] e

                  para Projeto de Instalações Elétricas [28] e das Especificações Técnicas de Materiais
                  e Equipamentos para Iluminação de Rodovias [29] e de Serviços para Iluminação de
                  Rodovias [30], do DER/SP. A disponibilidade de energia e os custos de manutenção são
                  fatores que também influenciam na escolha do sistema de iluminação.


                       O uso de iluminação com postes altos é desejável por fornecer ao motorista maior
                  campo de visibilidade, possibilitando melhor orientação sobre as condições da via e do
                  tráfego. O posicionamento e os materiais que constituem os postes, assim como os
                  suportes utilizados em sinalizações verticais, merecem atenção no projeto, uma vez

                  que  podem contribuir para a ocorrência e para maior severidade de eventuais aciden-
                  tes relacionados a veículos que saem da pista . Quando possível devem ser utilizados
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                  postes colapsíveis para o sistema de iluminação.

                       A habilidade do olho humano em ajustar sua sensibilidade visual é relativamente

                  lenta, em particular quando os motoristas se movem de áreas bem iluminadas para
                  outras com baixa iluminação. Nessas situações, são necessários alguns segundos para
                  o olho se ajustar às novas condições, principalmente para os motoristas idosos. Dessa
                  forma, deve-se projetar transições graduais de iluminação ao longo do segmento viá-

                  rio, para permitir o ajuste da sensibilidade visual do motorista. Isso ocorre, por exemplo,
                  em ilhas de pedágio, onde recomenda-se que a iluminação seja intensificada à medida
                  que se aproxima das cabines de cobrança.


                       Atenção especial também deve ser dirigida à iluminação de túneis, especialmente
                  em túneis longos. No período diurno, é importante considerar o ajuste da sensibilidade
                  do olho humano à luz natural. Para o período noturno, além de seguir as recomendações






                  15   Tema abordado com mais detalhes no “Capítulo 8 — Projeto seguro das laterais das vias”.


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                                                                                                         DER / SP
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