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CAPÍTUL O 0 7 – Pr O je T O se g U r O de r O d O vi A s
proporcionar as melhores condições de segurança para motoristas e, eventualmente,
ciclistas e pedestres presentes na rodovia [15].
O projeto deve obedecer à Norma da ABNT NBR 5101 de iluminação pública, que
define parâmetros mínimos, como: classificação das vias; níveis de iluminância e o fator
de uniformidade adotado; tipos de luminárias, lâmpadas e postes; tipo de instalação;
cálculo e estudo luminotécnico; distribuição das luminárias [26]. Além disso, deve se-
guir as recomendações das Instruções de Projeto para Iluminação de Rodovias [27] e
para Projeto de Instalações Elétricas [28] e das Especificações Técnicas de Materiais
e Equipamentos para Iluminação de Rodovias [29] e de Serviços para Iluminação de
Rodovias [30], do DER/SP. A disponibilidade de energia e os custos de manutenção são
fatores que também influenciam na escolha do sistema de iluminação.
O uso de iluminação com postes altos é desejável por fornecer ao motorista maior
campo de visibilidade, possibilitando melhor orientação sobre as condições da via e do
tráfego. O posicionamento e os materiais que constituem os postes, assim como os
suportes utilizados em sinalizações verticais, merecem atenção no projeto, uma vez
que podem contribuir para a ocorrência e para maior severidade de eventuais aciden-
tes relacionados a veículos que saem da pista . Quando possível devem ser utilizados
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postes colapsíveis para o sistema de iluminação.
A habilidade do olho humano em ajustar sua sensibilidade visual é relativamente
lenta, em particular quando os motoristas se movem de áreas bem iluminadas para
outras com baixa iluminação. Nessas situações, são necessários alguns segundos para
o olho se ajustar às novas condições, principalmente para os motoristas idosos. Dessa
forma, deve-se projetar transições graduais de iluminação ao longo do segmento viá-
rio, para permitir o ajuste da sensibilidade visual do motorista. Isso ocorre, por exemplo,
em ilhas de pedágio, onde recomenda-se que a iluminação seja intensificada à medida
que se aproxima das cabines de cobrança.
Atenção especial também deve ser dirigida à iluminação de túneis, especialmente
em túneis longos. No período diurno, é importante considerar o ajuste da sensibilidade
do olho humano à luz natural. Para o período noturno, além de seguir as recomendações
15 Tema abordado com mais detalhes no “Capítulo 8 — Projeto seguro das laterais das vias”.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP