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CAPÍTUL O 0 7 – Pr O je T O se g U r O de r O d O vi A s
tem a capacidade de se comunicar com o usuário a maior distância, além
de ser mais durável e resistente às interpéries e à ação solar. Porém, como
desvantagens, pode ser obstruída por obstáculos e veículos de maior porte,
e os suportes podem contribuir para a ocorrência ou a severidade de aci-
dentes relacionados a veículos que saem da pista. Ressalta-se a importân-
cia de que o posicionamento e os materiais que constituem as sinalizações
verticais sejam pensados em termos de Segurança Viária .
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• Sinalização luminosa: é constituída por semáforos, luzes de advertência e
Painéis de Mensagens Variáveis (PMV). Os semáforos alternam o direito
de passagem entre os movimentos de veículos e entre veículos e pedes-
tres, garantindo maior segurança e maior facilidade de cruzamento. PMVs
fornecem mensagens dinâmicas e diretas, informando sobre as condições
de operação da via e do tráfego, como acidentes, congestionamentos, di-
recionamento do tráfego, emergências, rotas alternativas, obras e condi-
ções meteorológicas adversas. Luzes de advertência reforçam a sinalização
convencional em situações de risco potencial que exigem maior atenção do
usuário, como presença de obras, serviços de conservação, emergências,
cruzamentos com parada obrigatória, condições meteorológicas adversas,
locais com congestionamentos constantes, dentre outras.
• Dispositivos auxiliares de sinalização: são elementos de diferentes tipos
(tachas retrorrefletivas, balizadores, marcadores de alinhamento, marca-
dores de perigo, marcações de obstáculos, sonorizadores, cilindros etc.) que
contribuem para tornar mais efetiva a comunicação da sinalização com os
usuários. Os dispositivos são aplicados para reforçar a informação ou des-
tacar os elementos da via a que se referem. A classificação engloba todos
os elementos da via que tornam a sinalização mais eficaz, reforçando si-
tuações de risco potencial. ou servindo de referência para o posicionamento
correto dos veículos na pista (incluindo o delineamento e canalização em
locais apropriados).
14 Tema abordado no “Capítulo 8 —Projeto seguro das laterais das vias”.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP