Page 238 - Manual_de_Seguranca_Viaria
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CAPÍTUL O   0 7   –   Pr O je T O   se g U r O   de   r O d O vi A s




                             tem a capacidade de se comunicar com o usuário a maior distância, além
                             de ser mais durável e resistente às interpéries e à ação solar. Porém, como
                             desvantagens, pode ser obstruída por obstáculos e veículos de maior porte,

                             e os suportes podem contribuir para a ocorrência ou a severidade de aci-
                             dentes relacionados a veículos que saem da pista. Ressalta-se a importân-
                             cia de que o posicionamento e os materiais que constituem as sinalizações
                             verticais sejam pensados em termos de Segurança Viária .
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                           •  Sinalização luminosa: é constituída por semáforos, luzes de advertência e
                             Painéis de Mensagens Variáveis (PMV). Os semáforos alternam o direito
                             de passagem entre os movimentos de veículos e entre veículos e pedes-

                             tres, garantindo maior segurança e maior facilidade de cruzamento. PMVs
                             fornecem mensagens dinâmicas e diretas, informando sobre as condições
                             de operação da via e do tráfego, como acidentes, congestionamentos, di-
                             recionamento do tráfego, emergências, rotas alternativas, obras e condi-
                             ções meteorológicas adversas. Luzes de advertência reforçam a sinalização

                             convencional em situações de risco potencial que exigem maior atenção do
                             usuário, como presença de obras, serviços de conservação, emergências,
                             cruzamentos com parada obrigatória, condições meteorológicas adversas,

                             locais com congestionamentos constantes, dentre outras.
                           •  Dispositivos auxiliares de sinalização: são elementos de diferentes tipos
                             (tachas retrorrefletivas, balizadores, marcadores de alinhamento, marca-

                             dores de perigo, marcações de obstáculos, sonorizadores, cilindros etc.) que
                             contribuem para tornar mais efetiva a comunicação da sinalização com os
                             usuários. Os dispositivos são aplicados para reforçar a  informação ou des-
                             tacar os elementos da via a que se referem. A classificação engloba todos

                             os elementos da via que tornam a sinalização mais eficaz, reforçando si-
                             tuações de risco potencial. ou servindo de referência para o posicionamento
                             correto dos veículos na pista (incluindo o delineamento e canalização em
                             locais apropriados).










                  14   Tema abordado no “Capítulo 8 —Projeto seguro das laterais das vias”.


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                                                                                                         DER / SP
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