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CAPÍTUL O 0 7 – Pr O je T O se g U r O de r O d O vi A s
retrorrefletivos, permite um melhor desempenho da sinalização com rela-
ção à visibilidade em condições meteorológicas adversas. A durabilidade e
desempenho da sinalização devem ser adequados à composição do tráfego,
ao traçado da via, à qualidade e vida-útil do pavimento e à frequência de
manutenção. A retrorrefletividade deve receber manutenção regularmen-
te, visto que o material aposto no pavimento diminui com o tempo, devido
ao atrito causado pela passagem dos veículos. O atrito superficial entre os
pneus e as demarcações na rodovia deve ser suficiente para evitar que a
pintura seja escorregadia. Recomenda-se a utilização de materiais antider-
rapantes, principalmente em marcas tranversais, legendas e em linhas de
estímulo à redução de velocidade. O risco de perda do atrito do pneu devido
à presença da sinalização é ainda maior para veículos leves e motociclistas
em pistas molhadas. A norma europeia recomenda um Valor de Resistência
à Derrapagem (VRD) mínimo de 45 para sinalização horizontal em qual-
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quer tipo de via. Em geral, classes de alto desempenho em retrorrefletivi-
dade e classes de alto desempenho em resistência à derrapagem não po-
dem ser alcançadas simultaneamente [21].
• Sinalização vertical (sinais de trânsito): é um conjunto de elementos, em
geral placas, fixados na posição vertical, normalmente ao lado da via ou
suspenso à ela. Divide-se em três categorias de acordo com seu objetivo:
sinalização de regulamentação — tem por finalidade informar as condi-
ções, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias; sinalização de
advertência — alerta os motoristas sobre as condições potencialmente
perigosas; sinalização de indicação — identifica as vias e os locais de inte-
resse, bem como, orienta os motoristas de veículos quanto aos percursos,
destinos, distâncias e serviços auxiliares, podendo também ter como fun-
ção a educação do usuário. Cada uma dessas categorias apresenta cores,
formatos e dimensões diferentes, especificadas no Manual de Sinalização
Rodoviária do DER/SP [10], na Resolução nº 160 do CONTRAN (Conselho
Nacional de Trânsito) [22] e no Manual de Brasileiro de Sinalização de Trân-
sito (Volumes I, II e III) [23], [24], [25]. Como vantagens, a sinalização vertical
13 Valor obtido a partir de ensaios com o Pêndulo Britânico. Mais detalhes sobre o procedimento e
os valores podem ser encontrados na norma europeia EN 1436:2018 [21].
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP