Page 237 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 237

CAPÍTUL O   0 7   –   Pr O je T O   se g U r O   de   r O d O vi A s




                             retrorrefletivos, permite um melhor desempenho da sinalização com rela-
                             ção à visibilidade  em condições meteorológicas adversas. A durabilidade e
                             desempenho da sinalização devem ser adequados à composição do tráfego,

                             ao traçado da via, à qualidade e vida-útil do pavimento e à frequência de
                             manutenção. A retrorrefletividade deve receber manutenção regularmen-
                             te, visto que o material aposto no pavimento diminui com o tempo, devido
                             ao atrito causado pela passagem dos veículos. O atrito superficial entre os
                             pneus e as demarcações na rodovia deve ser suficiente para evitar que a

                             pintura seja escorregadia. Recomenda-se a utilização de materiais antider-
                             rapantes, principalmente em marcas tranversais, legendas e em linhas de
                             estímulo à redução de velocidade. O risco de perda do atrito do pneu devido

                             à presença da sinalização é ainda maior para veículos leves e motociclistas
                             em pistas molhadas. A norma europeia recomenda um Valor de Resistência
                             à Derrapagem (VRD) mínimo  de 45 para sinalização horizontal em qual-
                                                          13
                             quer tipo de via. Em geral, classes de alto desempenho em retrorrefletivi-
                             dade e classes de alto desempenho em resistência à derrapagem não po-

                             dem ser alcançadas simultaneamente [21].
                           •  Sinalização vertical (sinais de trânsito): é um conjunto de elementos, em

                             geral placas, fixados na posição vertical, normalmente ao lado da via ou
                             suspenso à ela. Divide-se em três categorias de acordo com seu objetivo:
                             sinalização de regulamentação — tem por finalidade informar as condi-
                             ções, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias; sinalização de
                             advertência  — alerta os motoristas sobre  as condições potencialmente

                             perigosas; sinalização de indicação — identifica as vias e os locais de inte-
                             resse, bem como, orienta os motoristas de veículos quanto aos percursos,
                             destinos, distâncias e serviços auxiliares, podendo também ter como fun-

                             ção a educação do usuário. Cada uma dessas categorias apresenta cores,
                             formatos e dimensões diferentes, especificadas no Manual de Sinalização
                             Rodoviária do DER/SP [10], na Resolução nº 160 do CONTRAN (Conselho
                             Nacional de Trânsito) [22] e no Manual de Brasileiro de Sinalização de Trân-
                             sito (Volumes I, II e III) [23], [24], [25]. Como vantagens, a sinalização vertical




                  13   Valor obtido a partir de ensaios com o Pêndulo Britânico. Mais detalhes sobre o procedimento e
                     os valores podem ser encontrados na norma europeia EN 1436:2018 [21].


          236

                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
          DER / SP
   232   233   234   235   236   237   238   239   240   241   242