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CAPÍTUL O   0 7   –   Pr O je T O   se g U r O   de   r O d O vi A s




                  sistema de transporte eliminar ou mitigar fatores que possam induzir ou incentivar
                  erros humanos, assim como a consequência desses erros.

                       A orientação positiva é baseada em uma combinação de fatores humanos e prin-
                  cípios da engenharia de tráfego, que busca auxiliar o motorista com o processamento

                  de informações de forma precisa e rápida, considerando os seguintes aspectos [20]:

                           •  Primazia: implantar a sinalização de acordo com a importância das infor-
                             mações e apresentar ao motorista informações somente quando e onde

                             necessário;
                           •  Distribuição: distribuir as informações na área de influência do segmento de
                             modo a não sobrecarregar o motorista;

                           •  Codificação: utilizar, sempre que possível, símbolos, códigos de cores e for-
                             mas para transmitir a mensagem e facilitar a detecção, legibilidade e com-
                             preensão da sinalização;

                           •  Redundância: expor a mesma informação de múltiplas formas, incluindo
                             sinalização indicativa com pré-sinalização e confirmação de saída, e sinali-

                             zação de advertência precedendo sinalização de regulamentação. A infor-
                             mação também pode ser exposta de mais de uma maneira através da com-
                             binação de placas e marcações no pavimento.




                       A Sinalização Viária é composta por diversos elementos de comunicação com os
                  usuários da via que podem ser classificados nos seguintes tipos [10], [19]:

                           •  Sinalização horizontal (demarcações no pavimento): é o conjunto de ele-
                             mentos (linhas, marcas, símbolos ou legendas) aplicados ao pavimento da

                             via para orientar e ordenar a circulação viária, facilitando o posicionamento
                             dos veículos dentro da faixa de rolamento e no sentido adequado. Como
                             vantagens, apresenta boa comunicação com os motoristas, pois fornece as
                             informações sem que seja necessário desviar o olhar da pista. Como des-

                             vantagens, tem distância de visibilidade restrita (principalmente no período
                             noturno e em condições de chuva) e sofre encobrimento pelo tráfego (que
                             a torna menos notável, principalmente com tráfego intenso). O reforço da
                             sinalização, por meio do uso de tachas retrorrefletivas ou outros materiais





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                                                                                                         DER / SP
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