Page 247 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 247
CAPÍTUL O 0 8 – Pr O je T O se g U r O d A s LA T er A is d A s vi A s
situações de saída de pista, reduzindo as ocorrências e as consequências desse tipo de
acidente [1].
Este capítulo apresenta as melhores práticas nacionais e internacionais para o
projeto seguro das laterais das vias, bem como, indica os elementos que devem ser
considerados para a segurança dos usuários em saídas de pista, além de recomendar
parâmetros de projeto.
8.1 Determinação de zona livre lateral
em rodovias
A zona livre lateral, também chamada de zona de segurança, é uma área sem obstru-
ções e objetos fixos, adjacente às seções da rodovia, com largura adequada e terreno
relativamente plano e nivelado. O projeto da zona livre lateral é um dos elementos de
Segurança Viária constituintes do conceito de “rodovias que perdoam” , e deve ser im-
1
plantado com o objetivo de minimizar a ocorrência e as consequências de acidentes viá-
rios que envolvem saída de pista, independentemente de qual seja o motivo do veículo
deixar a rodovia [2].
De acordo com a “Instrução de Projeto: Projeto de Dispositivos de Segurança”, o
DER/SP recomenda o dimensionamento de uma área livre nas laterais da via, sem ele-
mentos de risco e com pouca declividade, para garantir a segurança de veículos em
situações de saída de pista e evitar a ocorrência de queda em terreno inferior [2]. É
importante considerar a inclinação do terreno nas laterais das vias, pois quanto maior a
declividade lateral, maior a probabilidade do veículo se deslocar lateralmente ao sair da
pista. Ainda, taludes com declividade muito acentuada podem agravar as consequên-
cias de um acidente, provocando capotamento do veículo.
Quando bem dimensionada, ou seja, sem quaisquer obstáculos e com declividade
suave, a zona livre lateral pode ser atravessada com segurança e, por isso, dispensa
a implantação de dispositivos de contenção [4]. A existência de uma faixa de terreno
2
1 Conceito abordado com mais detalhes no “Capítulo 6 — Diretrizes para projeto seguro de
rodovias”.
2 Dispositivos de contenção são abordados no item “8.3 — Dispositivos de contenção”.
246
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP