Page 247 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 247

CAPÍTUL O   0 8   –   Pr O je T O   se g U r O   d A s   LA T er A is   d A s   vi A s




                  situações de saída de pista, reduzindo as ocorrências e as consequências desse tipo de
                  acidente [1].

                       Este capítulo apresenta as melhores práticas nacionais e internacionais para o
                  projeto seguro das laterais das vias, bem como, indica os elementos que devem ser

                  considerados para a segurança dos usuários em saídas de pista, além de recomendar
                  parâmetros de projeto.




                  8.1 Determinação de zona livre lateral

                        em rodovias




                  A zona livre lateral, também chamada de zona de segurança, é uma área sem obstru-

                  ções e objetos fixos, adjacente às seções da rodovia, com largura adequada e terreno
                  relativamente plano e nivelado. O projeto da zona livre lateral é um dos elementos de
                  Segurança Viária constituintes do conceito de “rodovias que perdoam” , e deve ser im-
                                                                                       1
                  plantado com o objetivo de minimizar a ocorrência e as consequências de acidentes viá-

                  rios que envolvem saída de pista, independentemente de qual seja o motivo do veículo
                  deixar a rodovia [2].

                       De acordo com a “Instrução de Projeto: Projeto de Dispositivos de Segurança”, o

                  DER/SP recomenda o dimensionamento de uma área livre nas laterais da via, sem ele-
                  mentos de risco e com pouca declividade, para garantir a segurança de veículos em
                  situações de saída de pista e evitar a ocorrência de queda em terreno inferior [2]. É
                  importante considerar a inclinação do terreno nas laterais das vias, pois quanto maior a
                  declividade lateral, maior a probabilidade do veículo se deslocar lateralmente ao sair da

                  pista. Ainda, taludes com declividade muito acentuada podem agravar as consequên-
                  cias de um acidente, provocando capotamento do veículo.

                       Quando bem dimensionada, ou seja, sem quaisquer obstáculos e com declividade
                  suave, a zona livre lateral pode ser atravessada com segurança e, por isso, dispensa

                  a implantação de dispositivos de contenção  [4]. A existência de uma faixa de terreno
                                                             2

                  1   Conceito abordado com mais detalhes no “Capítulo 6 — Diretrizes para projeto seguro de
                     rodovias”.
                  2   Dispositivos de contenção são abordados no item “8.3 — Dispositivos de contenção”.


          246

                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
          DER / SP
   242   243   244   245   246   247   248   249   250   251   252