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CAPÍTUL O 0 8 – Pr O je T O se g U r O d A s LA T er A is d A s vi A s
b) Obstáculos distribuídos ou contínuos: elementos que se estendem ao longo
das laterais das vias, como taludes de aterro e corte, muros de contenção,
rochas e barreiras de segurança que não atendem às normas atuais, bem
como a vegetação fechada.
Ao projetar elementos localizados nas laterais das vias, o projetista deve consi-
derar a importância de garantir uma zona livre lateral de largura adequada. Se houver
elementos de risco dentro dessa área, é sempre preferível removê-los para garantir
que o segmento da via seja traspassável e seguro. Caso não seja possível, os elementos
devem ser tratados de acordo com normativas de segurança, seguindo uma ordem de
prioridade de acordo com as seguintes alternativas de projeto [5]:
a) remover (eliminar) o elemento de risco;
b) redesenhar o elemento de risco de maneira que seja traspassável com
segurança;
c) realocar o elemento de risco para um local com menor possibilidade de ser
atingido;
d) reduzir a severidade do impacto utilizando dispositivo que não seja um obs-
táculo fixo;
e) proteger do perigo de atingir o elemento de risco utilizando dispositivo de
contenção lateral ou dispositivo amortecedor de impacto autoportante;
f) delinear, ou sinalizar, o elemento de risco, caso não se possa cumprir as
alternativas anteriores.
A Figura 8.2 apresenta o fluxograma que deve ser seguido para elaborar um pro-
jeto seguro das laterais das vias, incluindo a ordem de tratamento dos elementos de
risco.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP