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CAPÍTUL O   0 8   –   Pr O je T O   se g U r O   d A s   LA T er A is   d A s   vi A s




                  taludes críticos, dispositivos de drenagens não traspassáveis, dispositivos de conten-
                  ção ou suportes rígidos. Ao lado da faixa de rolamento pavimentada, se encontra um
                  acostamento pavimentado, seguido por um terreno traspassável com vegetação ras-

                  teira — que compõe a largura da zona livre para o trecho de rodovia. Além disso, ob-
                  serva-se a presença de um canteiro central alargado e traspassável, separando o fluxo
                  do sentido contrário.




                  8.2 Caracterização dos elementos de risco
                        dentro da zona livre





                  As laterais das vias devem estar preparadas para acolher os veículos de forma segu-

                  ra, em caso de perda de controle e saída de pista. Nesse sentido, o acostamento é a
                  primeira área de segurança a ser considerada, e sua configuração é um dos principais
                  fatores que determinam o grau de severidade dos acidentes. Outros elementos que se
                  encontram além dos acostamentos e dentro da zona livre podem potencializar as con-

                  sequências de uma eventual perda de controle do veículo.

                       A presença de elementos de risco em maior quantidade pode provocar uma sobre-
                  posição de objetos e aumentar a ocorrência e a severidade dos acidentes. Os elementos
                  de risco frequentemente associados como responsáveis  por fatalidades nas laterais

                  das vias são: árvores, postes de iluminação ou utilitários, colunas de pórticos, supor-
                  tes rígidos de sinalização vertical e dispositivos de drenagem [1]. Por isso, um projeto
                  seguro de rodovias deve prever tratamento de risco adequado aos diferentes tipos de
                  elementos, ao risco de ocorrência e à severidade de acidentes, em conformidade com

                  as normativas e boas práticas de projetos nacionais e internacionais.

                       Os elementos de risco consistem em elementos naturais ou construídos, situados
                  próximos às laterais das vias, os quais podem impor altas desacelerações ou paradas

                  abruptas de veículos errantes caso impactados [7]. Podem ser classificados em [2]:

                         a)  Obstáculos pontuais: objetos estreitos e fixos, como árvores com diâmetro
                             maior do que 10 cm, colunas de pórticos, postes de iluminação ou utilitários
                             e suportes de sinalização vertical;





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