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CAPÍTUL O 0 8 – Pr O je T O se g U r O d A s LA T er A is d A s vi A s
2,00 m e 14,00 m para tangentes e curvas com raios acima de 900 m. A área externa
de curvas horizontais com menos de 900 m de raio podem resultar em valores para a
zona livre de 2,00 até 21,00 m de largura. A variação depende da velocidade de projeto,
do VDM, do raio da curva horizontal, do tipo de talude e da sua declividade lateral [2].
Em termos gerais, o cálculo do dimensionamento de zonas livres, conforme a “Ins-
trução de Projeto: Projeto de Dispositivos de Segurança” do DER/SP, fornece valores
referenciais de largura [2]. Portanto, não se considera o resultado do cálculo em ter-
mos absolutos, mas sim como um valor central, para o qual variações são esperadas e
podem ser aceitas, conforme a necessidade de adequação ao projeto. Assim, a largura
calculada deve ser usada como parâmetro de referência e pode ser ajustada para as
condições específicas do local e em função da praticidade, desde que se mantenha pró-
xima ao valor ideal [5].
A Figura 8.1 apresenta uma fotografia da Rodovia SPI-157/340, localizada na ma-
lha do DER no estado de São Paulo, com zona livre lateral desobstruída.
Figura 8.1: Exemplo de zona livre na rodovia SPI-157/340, da malha do DER/SP
Fonte: acervo DER/SP
A Figura 8.1 é um bom exemplo de uma “rodovia que perdoa”, onde se verifica
a adoção de uma zona livre de obstruções nas laterais da via: sem obstáculos fixos,
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP