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CAPÍTUL O   0 8   –   Pr O je T O   se g U r O   d A s   LA T er A is   d A s   vi A s




                  2,00 m e 14,00 m para tangentes e curvas com raios acima de 900 m. A área externa
                  de curvas horizontais com menos de 900 m de raio podem resultar em valores para a
                  zona livre de 2,00 até 21,00 m de largura. A variação depende da velocidade de projeto,

                  do VDM, do raio da curva horizontal, do tipo de talude e da sua declividade lateral [2].

                       Em termos gerais, o cálculo do dimensionamento de zonas livres, conforme a “Ins-
                  trução de Projeto: Projeto de Dispositivos de Segurança” do DER/SP, fornece valores
                  referenciais de largura [2]. Portanto, não se considera o resultado do cálculo em ter-

                  mos absolutos, mas sim como um valor central, para o qual variações são esperadas e
                  podem ser aceitas, conforme a necessidade de adequação ao projeto. Assim, a largura
                  calculada deve ser usada como parâmetro de referência e pode ser ajustada para as
                  condições específicas do local e em função da praticidade, desde que se mantenha pró-
                  xima ao valor ideal [5].


                       A Figura 8.1 apresenta uma fotografia da Rodovia SPI-157/340, localizada na ma-
                  lha do DER no estado de São Paulo, com zona livre lateral desobstruída.



                       Figura 8.1: Exemplo de zona livre na rodovia SPI-157/340, da malha do DER/SP




























                                                   Fonte: acervo DER/SP



                       A Figura 8.1 é um bom exemplo de uma “rodovia que perdoa”, onde se verifica
                  a adoção de uma zona livre de obstruções nas laterais da via: sem obstáculos fixos,




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                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
          DER / SP
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