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CAPÍTUL O   0 8   –   Pr O je T O   se g U r O   d A s   LA T er A is   d A s   vi A s




                  livre de elementos de risco permite ao condutor a possibilidade de executar, com segu-
                  rança, manobras de controle ou parada do veículo fora da pista, em situações de risco
                  [3]. Dessa forma, toda rodovia deve providenciar, ao máximo possível, uma zona livre

                  de impactos de modo a aumentar a Segurança Viária nas laterais das vias.

                       A largura da zona livre é determinada em função da velocidade de projeto, do Vo-
                  lume Diário Médio (VDM) e da declividade lateral dos taludes, assim como das curvas
                  horizontais [5]. Quanto maior a velocidade de projeto, o VDM ou a declividade do talude

                  de aterro, maior a largura de área livre necessária. A combinação de todos esses ele-
                  mentos aumenta significativamente o resultado deste dimensionamento. Taludes de
                  corte apresentam largura da zona livre menores que taludes de aterro, quando com-
                  parados com a mesma velocidade de projeto, VDM e/ou declividade lateral do talude.


                       A recuperação de um movimento em um trecho em tangente é mais fácil do que
                  em curvas [3]. Em projetos seguros de rodovias, as curvas horizontais são elementos
                  críticos de Segurança Viária e impõem maior risco para ocorrência de acidentes adja-
                  centes à faixa de rolamento, uma vez que a mudança de alinhamento pode desestabili-

                  zar o veículo e levá-lo para fora da via. Isso ocorre devido à ação física da força inercial,
                  que faz com que o veículo tenha dificuldade em alterar seu movimento, bem como, pela
                  resultante das forças atuantes sobre ele [6]. Nesse contexto, é desejável que as zonas
                  livres laterais apresentem maior largura em seções curvas, para possibilitar a retoma-

                  da de controle do veículo com conforto e segurança.

                       Para curvas horizontais com raio menor que 900 m é necessário ajustar a largura
                  da zona livre por meio de fatores de correção, os quais variam entre 1,10 e 1,50, confor-
                  me o raio da curva e a velocidade de projeto [5]. Raios de curva menores exigem graus

                  de correção maiores. Da mesma forma, quanto maior a velocidade de projeto, maior é o
                  fator de correção para o incremento de largura da zona livre externa da curva.

                       Os fatores de correção podem ser aplicados para aumentar a largura da zona li-

                  vre em segmentos de curvas horizontais que apresentem histórico de acidentes que
                  comprove a necessidade. É possível aliar o incremento da largura da zona livre com
                  o aumento da superelevação, se o projetista julgar mais adequado, de acordo com as
                  condições climáticas e topográficas da região [5].


                       Assim, de acordo com recomendações da “Instrução de Projeto: Projeto de Dis-
                  positivos de Segurança” do DER/SP, a largura segura da zona livre pode variar entre


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