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CAPÍTUL O 0 8 – Pr O je T O se g U r O d A s LA T er A is d A s vi A s
livre de elementos de risco permite ao condutor a possibilidade de executar, com segu-
rança, manobras de controle ou parada do veículo fora da pista, em situações de risco
[3]. Dessa forma, toda rodovia deve providenciar, ao máximo possível, uma zona livre
de impactos de modo a aumentar a Segurança Viária nas laterais das vias.
A largura da zona livre é determinada em função da velocidade de projeto, do Vo-
lume Diário Médio (VDM) e da declividade lateral dos taludes, assim como das curvas
horizontais [5]. Quanto maior a velocidade de projeto, o VDM ou a declividade do talude
de aterro, maior a largura de área livre necessária. A combinação de todos esses ele-
mentos aumenta significativamente o resultado deste dimensionamento. Taludes de
corte apresentam largura da zona livre menores que taludes de aterro, quando com-
parados com a mesma velocidade de projeto, VDM e/ou declividade lateral do talude.
A recuperação de um movimento em um trecho em tangente é mais fácil do que
em curvas [3]. Em projetos seguros de rodovias, as curvas horizontais são elementos
críticos de Segurança Viária e impõem maior risco para ocorrência de acidentes adja-
centes à faixa de rolamento, uma vez que a mudança de alinhamento pode desestabili-
zar o veículo e levá-lo para fora da via. Isso ocorre devido à ação física da força inercial,
que faz com que o veículo tenha dificuldade em alterar seu movimento, bem como, pela
resultante das forças atuantes sobre ele [6]. Nesse contexto, é desejável que as zonas
livres laterais apresentem maior largura em seções curvas, para possibilitar a retoma-
da de controle do veículo com conforto e segurança.
Para curvas horizontais com raio menor que 900 m é necessário ajustar a largura
da zona livre por meio de fatores de correção, os quais variam entre 1,10 e 1,50, confor-
me o raio da curva e a velocidade de projeto [5]. Raios de curva menores exigem graus
de correção maiores. Da mesma forma, quanto maior a velocidade de projeto, maior é o
fator de correção para o incremento de largura da zona livre externa da curva.
Os fatores de correção podem ser aplicados para aumentar a largura da zona li-
vre em segmentos de curvas horizontais que apresentem histórico de acidentes que
comprove a necessidade. É possível aliar o incremento da largura da zona livre com
o aumento da superelevação, se o projetista julgar mais adequado, de acordo com as
condições climáticas e topográficas da região [5].
Assim, de acordo com recomendações da “Instrução de Projeto: Projeto de Dis-
positivos de Segurança” do DER/SP, a largura segura da zona livre pode variar entre
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP