Page 300 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 300
CAPÍTUL O 0 9 – PRO JET O SE GURO DE INTERSE Ç ÕE S E A CE SSOS
Visibilidade: é necessário garantir distância de visibilidade de parada e distância de
visibilidade de tomada de decisão adequadas para que os usuários consigam visualizar
o dispositivo e realizar manobras com segurança. As condições geométricas nas apro-
ximações das vias secundárias devem ser cuidadosamente avaliadas, sobretudo em re-
lação às distâncias de frenagem. Caso essas condições sejam desfavoráveis, deve-se
implantar sinalização de advertência.
VDM e VHP: este tipo de interseção é admitida em rodovias com valores de VDM e
VHP médio a alto.
Classe da rodovia: mais indicado para vias de classe 0, IA, IB e II.
Usuários vulneráveis: as soluções em que a via principal é elevada, passando sobre a
via secundária, podem se apresentar como uma opção segura para usuários vulneráveis.
Características adicionais: a elevação da via principal, além de reduzir significati-
vamente a área ocupada pelo dispositivo, reduz a distância de travessia para pedes-
tres. No entanto, os cruzamentos entre as alças e as vias secundárias devem ser tra-
tados com sinalização apropriada e com dispositivos para redução de velocidade nas
aproximações.
D. Trombeta
Figura 9.5: Dispositivo de interseção em desnível — trombeta
Fonte: elaborado pelo autor
Os dispositivos do tipo Trombeta são implantados em situações em que os fluxos de
tráfego das vias principal e secundária são significativos.
299
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP