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CAPÍTUL O   0 9   –   PRO JET O   SE GURO   DE   INTERSE Ç ÕE S   E   A CE SSOS




                      Movimentos e conflitos: apresenta conflitos de convergência e divergência na via
                   principal. Na via secundária, a menos que seja prevista uma rotatória, apresenta confli-
                   tos de cruzamento potencialmente perigosos. Deve-se avaliar cuidadosamente a geo-
                   metria da via secundária nas aproximações do trevo parcial.

                      Velocidade: deve-se ter atenção com o dimensionamento das alças de acesso do
                   dispositivo, em especial àquelas que realizam a transição da via principal para a secun-
                   dária. Nestas, o veículo deve reduzir a velocidade para atingir a via secundária, especial-
                   mente em situação de parada obrigatória.
                      Visibilidade: é necessário garantir distância de visibilidade de parada e distância de
                   visibilidade de tomada de decisão adequadas para que os usuários consigam visualizar
                   o dispositivo e realizar manobras com segurança. Também devem ser garantidas con-
                   dições adequadas de visibilidade nas alças do dispositivo e nas aproximações de ambos
                   os lados da via secundária.
                      VDM e VHP: este tipo de interseção é admitido em rodovias com valores de VDM e VHP
                   médio a alto.

                      Classe da rodovia: mais indicado para vias de classe IA e IB.
                      Usuários vulneráveis: deve-se dedicar especial atenção em locais com demandas de
                   travessias de pedestres e com presença de paradas de ônibus, uma vez que as distân-
                   cias de deslocamento ao longo do dispositivo são elevadas e os veículos trafegam com
                   velocidades relativamente altas, exigindo medidas para separar os usuários vulneráveis
                   do tráfego motorizado.
                      Características adicionais: é necessário avaliar a possibilidade de implantação de
                   rotatórias para eliminar os pontos de conflito potencialmente perigosos no cruzamento
                   entre as alças e a via secundária. Deve-se, também, ter atenção aos elementos de con-
                   tenção viária em alças e nas aproximações da obra de arte superior, a fim de prevenir a
                   queda de veículos desgovernados em plano inferior.

























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