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CAPÍTUL O 0 9 – PRO JET O SE GURO DE INTERSE Ç ÕE S E A CE SSOS
Movimentos e conflitos: nestes dispositivos são observados conflitos de divergên-
cia e convergência. Esses conflitos devem ser corretamente gerenciados por faixas de
desaceleração e de aceleração.
Velocidade: deve-se dedicar especial atenção ao dimensionamento da alça e à si-
nalização destinada ao movimento de aproximação da via principal pela via secundária,
sendo necessário conduzir o motorista a adequar a velocidade do veículo para realizar
a trajetória curva da alça.
Visibilidade: é necessário garantir distância de visibilidade de parada e distância de
visibilidade de tomada de decisão adequadas para que os usuários consigam visualizar
o dispositivo e realizar manobras com segurança. Em movimentos divergentes, atenção
especial deve ser dedicada às condições de visibilidade das bifurcações (narizes), para
que tenham distâncias de visibilidade adequadas, dotadas de sinalização horizontal e
vertical apropriadas e que os dispositivos de contenção viária, casos existam, sejam
acompanhados de dispositivos amortecedores de impacto.
VDM e VHP: este tipo de interseção é admitido em rodovias com valores de VDM e
VHP médio a alto.
Classe da rodovia: mais indicado para vias de classes 0, IA, IB e II.
Usuários vulneráveis: os casos mais comuns de demanda de pedestres nestes dis-
positivos estão relacionados aos pontos de parada de ônibus, normalmente em acessos
a áreas urbanizadas. Como ocorrem movimentos de convergência e divergência em ve-
locidades relativamente altas, é necessário que sejam previstos locais seguros para as
travessias de pedestres.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP