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CAPÍTUL O   0 9   –   PRO JET O   SE GURO   DE   INTERSE Ç ÕE S   E   A CE SSOS




                      Movimentos e conflitos: elimina conflitos com risco de maior severidade, tais como
                   colisão transversal e colisão frontal. Apresenta conflitos de entrelaçamento, conver-
                   gência e divergência.

                      Velocidade: deve-se ter atenção com o dimensionamento das alças de acesso ao dis-
                   positivo, uma vez que o trevo completo é implantado em rodovias com altas velocidades.

                      Visibilidade: é necessário garantir distância de visibilidade de parada e distância de
                   visibilidade de tomada de decisão adequadas para que os usuários consigam visualizar
                   o dispositivo e realizar manobras com segurança. Em movimentos divergentes, tam-
                   bém é importante que as bifurcações (narizes) tenham distâncias de visibilidade ade-
                   quadas, dotadas de sinalização horizontal e vertical apropriadas e que os dispositivos
                   de contenção viária, caso existam, sejam acompanhados de dispositivos amortecedo-
                   res de impacto.

                      VDM e VHP: este tipo de interseção é indicado em rodovias com valores altos de
                   VDM e VHP. Geralmente, a capacidade do trevo completo é determinada pelos conflitos
                   de entrelaçamento. Em situações com volumes elevados de entrelaçamento pode ser
                   necessário prever a implantação de uma via marginal, com o objetivo de preservar as
                   condições de fluxo e segurança da rodovia.
                      Classe da rodovia: mais indicado para vias de classe 0 e IA.

                      Usuários vulneráveis: deve-se dedicar especial atenção em locais com demandas de
                   travessias de pedestres e com presença de paradas de ônibus, uma vez que as distân-
                   cias de deslocamento ao longo do dispositivo são elevadas e os veículos trafegam com
                   velocidades relativamente altas, exigindo medidas para separar os usuários vulneráveis
                   do tráfego motorizado.

                      Características adicionais: é necessária atenção especial aos elementos de conten-
                   ção viária em alças e nas aproximações da obra de arte superior, a fim de prevenir queda
                   de veículos desgovernados em plano inferior.






















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                                                                                                         DER / SP
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