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                          ABORDAGENS PROATIVAS










                  Tradicionalmente a Segurança Viária é descrita, analisada e monitorada a partir de dados
                  de registros de acidentes, sendo que a maioria dos métodos de melhoria da Segurança
                  Viária fazem parte de uma abordagem reativa . A necessidade de agir, preventivamen-
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                  te, em favor da segurança, junto à eventual escassez e limitações inerentes aos dados
                  de registros de acidentes, indica que a análise de acidentes como única ferramenta para
                  Gerenciamento da Segurança Viária não é suficiente. Nesse contexto, surgiram técnicas
                  de análise da Segurança Viária que podem ser conduzidas mesmo sem registros de aci-
                  dentes, como a Auditoria de Segurança Viária (ASV), a abordagem do Programa Inter-

                  nacional de Avaliação de Rodovias (iRAP)  e a Técnica de análise de Conflitos de Tráfego
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                  (TCT), que caracterizam-se como abordagens proativas dentro do Gerenciamento da
                  Segurança Viária.

                       Os dados de registros de acidentes podem apresentar limitações (conforme ex-

                  posto no “Capítulo 5 — Uso e tratamento de dados de acidentes"), por essa razão,
                  abordagens proativas e reativas alimentam o processo de Gerenciamento da Segu-
                  rança Viária e podem ser conduzidas de forma independente e complementar. A Figura



                  1   Abordagens proativas e reativas são explicadas no “Capítulo 2 — Caráter multidisciplinar da
                     Segurança Viária”.
                  2   Em inglês, International Road Assessment Programme.


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