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ABORDAGENS PROATIVAS
Tradicionalmente a Segurança Viária é descrita, analisada e monitorada a partir de dados
de registros de acidentes, sendo que a maioria dos métodos de melhoria da Segurança
Viária fazem parte de uma abordagem reativa . A necessidade de agir, preventivamen-
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te, em favor da segurança, junto à eventual escassez e limitações inerentes aos dados
de registros de acidentes, indica que a análise de acidentes como única ferramenta para
Gerenciamento da Segurança Viária não é suficiente. Nesse contexto, surgiram técnicas
de análise da Segurança Viária que podem ser conduzidas mesmo sem registros de aci-
dentes, como a Auditoria de Segurança Viária (ASV), a abordagem do Programa Inter-
nacional de Avaliação de Rodovias (iRAP) e a Técnica de análise de Conflitos de Tráfego
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(TCT), que caracterizam-se como abordagens proativas dentro do Gerenciamento da
Segurança Viária.
Os dados de registros de acidentes podem apresentar limitações (conforme ex-
posto no “Capítulo 5 — Uso e tratamento de dados de acidentes"), por essa razão,
abordagens proativas e reativas alimentam o processo de Gerenciamento da Segu-
rança Viária e podem ser conduzidas de forma independente e complementar. A Figura
1 Abordagens proativas e reativas são explicadas no “Capítulo 2 — Caráter multidisciplinar da
Segurança Viária”.
2 Em inglês, International Road Assessment Programme.
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