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CAPÍTUL O 1 1 – C O nsider A ç õe s s O bre U s U ári O s v UL ner á veis
veículos motorizados, principalmente associados aos entornos dos pontos de embar-
que e desembarque e passeios que dão acesso a esses pontos.
Em rodovias com rotas de transporte público, recomenda-se a implantação de
baias de ônibus, como uma medida de segurança e de operação do tráfego. A utilização
de baias de ônibus promove a desaceleração e a parada do veículo fora da faixa de trá-
fego da rodovia, evitando a ocorrência de acidentes, como colisões traseiras, ao reduzir
a interferência dos ônibus com outros veículos, além de oferecer condições seguras de
acesso e de embarque e desembarque ao afastar os pedestres do tráfego de veículos
motorizados.
O projeto de baias deve englobar plataformas para espera dos passageiros, si-
nalização vertical e marcas no pavimento (sinalização horizontal). Também podem ser
necessários elementos complementares para a acessibilidade, como rampas, escadas
e gradis para que os pedestres possam acessar a baia com segurança, especialmente
na presença de vias marginais [13].
Além disso, deve ser previsto um comprimento das faixas de aceleração e desa-
celeração compatível ao greide e à velocidade da rodovia, e que não cause desconforto
aos passageiros nos movimentos dos veículos. O comprimento da baia, por sua vez,
deve ser consistente com a quantidade de ônibus prevista para ocupar a baia no mes-
mo momento [13]. O Volume I do Manual de Sinalização Rodoviária do DER/SP oferece
mais detalhes sobre o projeto de baias de ônibus nos seus Projetos-Tipo [24], assim
como o Projeto Padrão de Plataforma para Ponto de Ônibus do mesmo Órgão [25].
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP