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CAPÍTUL O   1 2   –   Ab O rd A gens   P r O A T iv A s




                  12.1 apresenta as ações proativas e as ações reativas que constituem o Gerenciamento
                  da Segurança Viária.



                                      Figura 12.1: Gerenciamento da Segurança Viária




















                                         Fonte: elaborado pelo autor com base em [1]



                       Enquanto  nas ações  proativas  adota-se a  análise de elementos  de Segurança
                  Viária, as ações reativas são fundamentadas na análise de dados de acidentes. O uso
                  complementar das abordagens reativas e proativas favorecem o Gerenciamento da Se-

                  gurança Viária. ASVs, por exemplo, podem se beneficiar das evidências empíricas, pro-
                  duzidas por análises de acidentes, para seu desenvolvimento ou atualização. Por esse
                  motivo, locais já identificados como segmentos ou pontos críticos também podem ser
                  avaliados por meio de abordagens proativas, auxiliando na compreensão dos fatores
                  contribuintes para os acidentes.


                       Neste capítulo são apresentadas abordagens proativas, destacando-se as ações
                  aplicáveis ao componente viário-ambiental, conforme destacado pela Figura 12.1. Con-
                  tudo, ressalta-se que as interfaces desse componente com os demais (componentes

                  humano e veicular dos acidentes) são indissociáveis .
                                                                     3










                  3   As relações entre estes três componentes (pessoa–via–veículo) são abordadas no “Capítulo 4
                     — Fatores de risco e fatores contribuintes para os acidentes”.


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                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
          DER / SP
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