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CAPÍTUL O 1 2 – Ab O rd A gens P r O A T iv A s
12.1 apresenta as ações proativas e as ações reativas que constituem o Gerenciamento
da Segurança Viária.
Figura 12.1: Gerenciamento da Segurança Viária
Fonte: elaborado pelo autor com base em [1]
Enquanto nas ações proativas adota-se a análise de elementos de Segurança
Viária, as ações reativas são fundamentadas na análise de dados de acidentes. O uso
complementar das abordagens reativas e proativas favorecem o Gerenciamento da Se-
gurança Viária. ASVs, por exemplo, podem se beneficiar das evidências empíricas, pro-
duzidas por análises de acidentes, para seu desenvolvimento ou atualização. Por esse
motivo, locais já identificados como segmentos ou pontos críticos também podem ser
avaliados por meio de abordagens proativas, auxiliando na compreensão dos fatores
contribuintes para os acidentes.
Neste capítulo são apresentadas abordagens proativas, destacando-se as ações
aplicáveis ao componente viário-ambiental, conforme destacado pela Figura 12.1. Con-
tudo, ressalta-se que as interfaces desse componente com os demais (componentes
humano e veicular dos acidentes) são indissociáveis .
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3 As relações entre estes três componentes (pessoa–via–veículo) são abordadas no “Capítulo 4
— Fatores de risco e fatores contribuintes para os acidentes”.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP