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CAPÍTUL O   1 1   –   re F er Ê n C i A s   bib L i OG r á F i CA s




                  [11]   Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Safety of vulnerable
                       road users. Programme of Co-operation in the Field of Research on Road Transport and
                       Intermodal Linkages. Paris, França, 1998

                  [12]   MORAIS, José Rodolfo de. Dispositivos para travessia urbana de pedestres em rodovias
                       federais: um estudo de caso na BR-210/AP. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de
                       Especialização em Operações Rodoviárias) — Centro Tecnológico — Universidade Federal de
                       Santa Catarina, Brasília/DR, 2017
                  [13]   BRASIL, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Manual de projeto
                       geométrico de travessias urbanas. Instituto de Pesquisas Rodoviárias, Rio de Janeiro, 2010
                  [14]   SHI, Ge et al.  For Safety Sake: Stop Calling Pedestrians and Bikers Vulnerable Road
                       Users. Journal of Transport & Health, v. 22, 101221, 2021. https://doi.org/10.1016/j.
                       jth.2021.101220
                  [15]   BRASIL, Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP). Primeiros passos:
                       mobilidade urbana na primeira infância. ITDP BRASIL, Rio de Janeiro, 2020. Disponível em:
                       https://itdpbrasil.org/primeiros-passos-mobilidade-urbana/. Acesso em: 20 mar. 2023
                  [16]  Organização Mundial da Saúde (OMS); Comissões Regionais das Nações Unidas. Global
                       Plan: Decade of Action for Road Safety 2021–2030. Geneva, Suíça, 2020. Disponível em:
                       https://www.who.int/publications/m/item/global-plan-for-the-decade-of-action-for-road-
                       safety-2021-2030. Acesso em: 23 set. 2022

                  [17]   BRASIL, Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), Departamento Nacional de Trânsito
                       (DENATRAN). Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito Volume VIII — Sinalização
                       Cicloviária. Brasília, Brasil, 2022

                  [18]  RICE, Thomas; TROSZAK, Lara; ERHARDT, Taryn. Motorcycle Lane-splitting and Safety in
                       California. Safe Transportation Research & Education Center — University of California
                       Berkeley. Berkeley, Califórnia, mai. 2015

                  [19]  BRASIL, Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP). Instrução de Serviço
                       para Estudos Técnicos para o Tratamento de Travessias para Pedestres em Rodovias (IP-
                       00.000.000-0-A22/001). Diretoria de Investimentos — DIN, São Paulo, 2007

                  [20]  BRASIL, Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET–SP). NT 112/86 —
                       Algumas Considerações Sobre Travessias e Brechas no Fluxo Veicular. São Paulo, 1986.

                  [21]  AUSTRÁLIA, Austroads. Australasian Pedestrian Crossing Facility Selection Tool. Sydney,
                       Australia, 2021. Disponível em: https://austroads.com.au/network-operations/network-
                       management/pedestrian-facility-selection-tool. Acesso em: 17 out. 2022

                  [22]  ESTADOS UNIDOS, Colorado Department of Transportation (CDOT). Pedestrian Crossing
                       Installation Guide. Denver, Colorado, 2021
                  [23]  FREIRE, Liz Helena Costa Varella. Análise de tratamentos adotados em travessias urbanas
                       – Rodovias arteriais que atravessam pequenas e médias cidades no RS. 2003. Dissertação
                       (Mestrado em Engenharia com ênfase em Sistemas de Transportes) — Escola de Engenharia
                       — Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2003



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                                                                                                         DER / SP
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