Page 385 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 385

CAPÍTUL O   1 2   –   Ab O rd A gens   P r O A T iv A s




                             vulneráveis de todas as idades etc. As alterações realizadas nessa fase são
                             a última chance de alteração do projeto antes da execução da obra.

                        (4)  Pré-abertura ao tráfego
                             É a etapa em que a ASV é realizada pela visita da equipe auditora à via que
                             será aberta ao tráfego, durante os períodos diurno e noturno — incluindo a

                             inspeção do uso da via a ser feito pelo ponto de vista de diferentes usuários
                             e veículos. Assim, busca-se a Auditoria detalhada das condições da via a ser
                             liberada para o tráfego, incluindo suas aproximações e conexões, eventuais
                             desvios do projeto aprovado, sinalização horizontal e vertical, implantação

                             dos dispositivos de contenção e segurança da drenagem implantada.
                        (5)  Vias existentes

                             Após a abertura da via, as Auditorias (ou Inspeções de Segurança Viária)
                             podem ser realizadas para verificar como a rodovia está realmente ope-
                             rando, para identificar se há alguma deficiência no conceito do projeto ou

                             na sua execução. Assim, a via é completamente auditada. As ASVs podem
                             ser conduzidas em vias existentes com o objetivo de identificar elementos
                             de risco, atuando como ferramenta de revisão ou monitoramento da Segu-
                             rança Viária. As Auditorias devem ser conduzidas em diferentes condições,

                             incluindo chuva e condição noturna.



                       A ASV pode ser incluída em cada fase de projeto e englobar novos aspectos à me-
                  dida que o projeto vai sendo detalhado, até a sua implantação e operação. Recomen-
                  da-se que Auditorias sejam realizadas nas primeiras etapas do projeto, uma vez que

                  a análise preliminar auxilia nas melhorias de Segurança Viária para o projeto final e,
                  dessa forma, elimina o retrabalho nas fases de projeto e construção [2].

                       Entre os tipos específicos de Auditoria, pode-se destacar a Auditoria de Segurança

                  de Obras [3]. Os locais em obra requerem implantação de desvios e configurações fun-
                  cionais temporárias, que podem provocar mudança de velocidade e aumento de confli-
                  tos entre os usuários da via, além de gerar riscos aos trabalhadores da obra. É possível,
                  ainda, que essas configurações sofram alterações durante os estágios de avanço da

                  obra, expondo os usuários a configurações viárias distintas daquela projetada e audi-
                  tada durante as etapas de projeto anteriores.




          384

                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
          DER / SP
   380   381   382   383   384   385   386   387   388   389   390