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CAPÍTUL O   1 2   –   Ab O rd A gens   P r O A T iv A s




                       As verificações feitas pelos auditores em uma ASV não são baseadas na verificação
                  de elementos individuais de projeto, podendo ir além dos padrões ou normas vigentes e
                  visando a Segurança Viária como um todo. Essas verificações consideram o conjunto de

                  soluções adotadas e o respectivo impacto na segurança global, além de orientar para a
                  escolha da solução mais segura quando houver soluções alternativas [4].

                       As ASVs podem ser realizadas em projetos de diversos portes e investimentos e
                  com diferentes ocupações de uso do solo [3]. A condução da ASV é, atualmente, fun-

                  damentada no conhecimento e experiência dos auditores, os quais utilizam listas de
                  verificação (checklists, em inglês) como uma ferramenta para lembrar dos itens a serem
                  analisados. À medida que a fase de projeto avança, mais itens podem ser verificados.

                       O Quadro 12.1 relaciona os itens que podem ser verificados em cada uma das fases

                  de projeto [3]. Adicionalmente, são apresentados os itens inclusos na Auditoria de Se-
                  gurança de Obras. Para cada uma das fases, os itens podem conter diferentes aspectos
                  avaliados, detalhados na checklist específica de cada fase. A checklist com mais itens
                  é adotada na Auditoria de rodovias existentes, dado o maior grau de conhecimento a

                  respeito do projeto e suas condições operacionais.

                       As Auditorias podem ser realizadas em todas as fases de projeto, mas não são
                  dependentes. Caso não seja realizada uma ASV em uma determinada etapa do projeto,
                  esta pode ser realizada nas etapas subsequentes. Em cada etapa, é necessário que os

                  projetistas utilizem a abordagem do Sistema Seguro  e que os auditores considerem os
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                  riscos que podem levar a lesões fatais ou graves. A ASV é uma boa prática de Seguran-
                  ça Viária para reduzir os conflitos de trânsito e a severidade de acidentes e, portanto,
                  deve ser estimulada.



















                  4   Refere-se a uma abordagem que considera a responsabilidade das vias de forma compartilha-
                     da. Portanto, os projetos viários devem ser capazes de perdoar os erros humanos. Esse con-
                     ceito é introduzido no “Capítulo 1 — Panorama da Segurança Viária” e detalhado no “Capítulo 6
                     — Diretrizes para projeto seguro de rodovias”.
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