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CAPÍTUL O   1 2   –   Ab O rd A gens   P r O A T iv A s




                  12.2.1 Inspeção da via e dados de suporte


                  Na primeira fase do método iRAP é realizada a pesquisa da via, que consiste no registro
                  fotográfico, por meio de veículo específico para esse fim, com o objetivo de capturar

                  todos os elementos contidos na faixa de domínio, bem como, suas coordenadas geo-
                  gráficas. As imagens coletadas durante a inspeção devem ser processadas em interva-
                  los fixos, não superiores a 20 metros. Além de localização por coordenada, as imagens
                  coletadas têm a indicação do quilômetro da rodovia.


                       Posteriormente, é realizada a codificação da via por meio dos atributos para cada
                  trecho viário, conforme predefinido pelo método no Manual de Codificação (em inglês,
                  Star Rating Coding Manual ). Uma vez codificados, é recomendado que os dados de apoio
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                  sejam verificados pelo Guia de Qualidade da Codificação (em inglês, Road Coding Qua-

                  lity Assurance Guide). Os segmentos viários devem ter suas características analisadas a
                  cada 100 metros, mediante o registro de cinco imagens — uma a cada 20 metros. São
                  selecionados os atributos mais desfavoráveis para a segurança.

                       Ainda nessa etapa, são incluídos dados como volume de tráfego e dados de gestão

                  da velocidade, que são informações importantes para calibrar os parâmetros do mode-
                  lo do iRAP para a aplicação em contextos locais [6].




                  12.2.2 Análise utilizando a ferramenta computacional ViDA


                  A partir dos dados obtidos na primeira fase, é iniciada a análise por meio do software
                  online ViDA , o que garante a aplicação da metodologia de forma padronizada. O ViDA
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                  é uma plataforma online na qual se realiza a análise da infraestrutura rodoviária para
                  cada usuário individual — ocupantes de veículos, motociclistas, pedestres e ciclistas.

                       São obtidas notas da Classificação em Estrelas (SRS) : rodovias de cinco estrelas
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                  (verde) são as mais seguras, passando pelas rodovias de quatro estrelas (amarela), três

                  estrelas (laranja), duas estrelas (vermelha), até as de uma estrela (preta) — que são as


                  5   Para mais informações consultar: https://irap.org/pt/2014/08/star-rating-coding-Manual-
                     -portuguese/.  Acesso em: 20 nov. 2022.
                  6   Para mais informações consultar: https://vida.irap.org/en-gb/home. Acesso em: 20 nov. 2022.
                  7   Em inglês, Star Rating Score.


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