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CAPÍTUL O 1 3 – Se L e çã O de C O n T r A medid A S
(ii) identificar as contramedidas que respondem diretamente a esses fatores e
que podem reduzi-los, sendo adequadas ao local analisado.
Associar o conceito de contramedida aos fatores de risco, sejam esses relacio-
nados à infraestrutura, aos veículos ou ao comportamento do usuário, é um avanço
importante na abordagem da Segurança Viária. Países com alto índice de motorização
que realizaram o tratamento de locais identificados com potencial de melhoria da se-
gurança, experimentaram redução considerável no número de mortes no trânsito nas
últimas décadas [4].
Este capítulo apresenta o conceito e o processo para a seleção de contramedidas
considerando a identificação dos locais que precisam de melhoria na Segurança Viária.
Também são discutidos os tratamentos de engenharia que são comprovadamente efi-
cazes e adequados para cada caso. Além disso, o capítulo discorre sobre as particula-
ridades locais a serem observadas para a efetividade das contramedidas. Este Manual
limita-se ao estudo de contramedidas eficazes no âmbito da engenharia rodoviária,
contudo, recomenda-se fortemente a atuação conjunta com as demais áreas abrangi-
das pela Segurança Viária, como a educação e a fiscalização.
13.1 Conceito e objetivos das contramedidas
Uma contramedida é uma intervenção projetada para reduzir ou eliminar o risco de aci-
dentes ou lesões graves em um local, segmento ou ao longo de toda a rodovia. É a rea-
ção a um potencial risco e só existe para fazer frente a um ou mais fatores de risco e/
ou fatores contribuintes. As contramedidas podem ser de diferentes naturezas, como
ações de segurança direcionadas às vias e laterais das vias, às velocidades praticadas,
aos usuários e aos veículos. Este Manual dedica-se a apresentação das contramedidas
voltadas às vias seguras.
O objetivo principal da etapa de seleção de contramedidas no processo de Geren-
ciamento da Segurança Viária é identificar e selecionar contramedidas mais adequadas
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
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