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CAPÍTUL O 1 3 – Se L e çã O de C O n T r A medid A S
efetividade — são apresentadas no “Capítulo 14 — Avaliação econômica e monitora-
mento dos projetos implantados”.
13.2.1 Identificação dos fatores contribuintes e/ou fatores de risco
O primeiro passo da seleção de contramedidas é identificar os fatores contribuintes e/
ou os fatores de risco presentes no local, segmento ou ao longo de toda a rodovia. O
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estudo aprofundado dos fatores de risco e dos fatores contribuintes para a ocorrên-
cia de acidentes auxilia na compreensão dos problemas da Segurança Viária e subsi-
dia a escolha de contramedidas para solucioná-los. Conhecer os principais fatores que
atuam em cada local é fundamental para elaborar projetos seguros, assim como para
promover a operação adequada das rodovias, reduzindo ou eliminando o risco da ocor-
rência e severidade dos acidentes.
Na abordagem proativa, a identificação dos fatores de risco existentes na infraes-
trutura rodoviária deve ser realizada desde as faixas de tráfego até as laterais da via,
levando em consideração condições como: classe da rodovia, geometria das curvas, su-
perelevação, número e largura de faixas, estado do pavimento, densidade de acessos,
condição do acostamento, presença de zona livre lateral segura, de dispositivos de dre-
nagem e de taludes traspassáveis com segurança, condição da sinalização e da ilumi-
nação etc. As questões geométricas identificadas na plataforma devem ser atendidas
por projetos seguros de melhorias. O tratamento do risco nas laterais das vias e nos
canteiros centrais deve obedecer à ordem de tratamento de risco descrita no “Capítulo
8 — Projeto seguro das laterais das vias”, avaliando-se a necessidade de remover,
realocar ou redesenhar obstáculos fixos, taludes e dispositivos de drenagem dentro da
zona livre, de implantar dispositivos de contenção ou, ainda, de delinear o local de risco.
Na abordagem reativa, a avaliação dos fatores contribuintes deve considerar os
dados sobre acidentes, a documentação complementar e as condições de campo, bus-
cando identificar as soluções de engenharia com potencial para reduzir a frequência e/
ou a severidade dos acidentes.
3 Para mais informações, ver “Capítulo 4 — Fatores de risco e fatores contribuintes para os
acidentes”.
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