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CAPÍTUL O   1 3   –   Se L e çã O   de   C O n T r A medid A S




                  efetividade — são apresentadas no “Capítulo 14 — Avaliação econômica e monitora-
                  mento dos projetos implantados”.




                  13.2.1 Identificação dos fatores contribuintes e/ou fatores de risco


                  O primeiro passo da seleção de contramedidas é identificar os fatores contribuintes e/
                  ou os fatores de risco  presentes no local, segmento ou ao longo de toda a rodovia. O
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                  estudo aprofundado dos fatores de risco e dos fatores contribuintes para a ocorrên-
                  cia de acidentes auxilia na compreensão dos problemas da Segurança Viária e subsi-
                  dia a escolha de contramedidas para solucioná-los. Conhecer os principais fatores que
                  atuam em cada local é fundamental para elaborar projetos seguros, assim como para
                  promover a operação adequada das rodovias, reduzindo ou eliminando o risco da ocor-

                  rência e severidade dos acidentes.

                       Na abordagem proativa, a identificação dos fatores de risco existentes na infraes-
                  trutura rodoviária deve ser realizada desde as faixas de tráfego até as laterais da via,

                  levando em consideração condições como: classe da rodovia, geometria das curvas, su-
                  perelevação, número e largura de faixas, estado do pavimento, densidade de acessos,
                  condição do acostamento, presença de zona livre lateral segura, de dispositivos de dre-
                  nagem e de taludes traspassáveis com segurança, condição da sinalização e da ilumi-

                  nação etc. As questões geométricas identificadas na plataforma devem ser atendidas
                  por projetos seguros de melhorias. O tratamento do risco nas laterais das vias e nos
                  canteiros centrais deve obedecer à ordem de tratamento de risco descrita no “Capítulo
                  8 — Projeto seguro das laterais das vias”, avaliando-se a necessidade de remover,

                  realocar ou redesenhar obstáculos fixos, taludes e dispositivos de drenagem dentro da
                  zona livre, de implantar dispositivos de contenção ou, ainda, de delinear o local de risco.

                       Na abordagem reativa, a avaliação dos fatores contribuintes deve considerar os
                  dados sobre acidentes, a documentação complementar e as condições de campo, bus-

                  cando identificar as soluções de engenharia com potencial para reduzir a frequência e/
                  ou a severidade dos acidentes.





                  3   Para mais informações, ver “Capítulo 4 — Fatores de risco e fatores contribuintes para os
                     acidentes”.


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