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CAPÍTUL O   1 3   –   Se L e çã O   de   C O n T r A medid A S




                       Independentemente da abordagem, a avaliação de fatores de risco e de fatores
                  contribuintes, sob um olhar de engenharia, pode incluir a comparação das condições
                  locais com a literatura e boas práticas de Segurança Viária ou, ainda, com os padrões

                  de projeto nacionais e locais quanto a: condições geométricas, sinalização, dispositivos
                  de contenção, visibilidade, conflitos de tráfego, zonas de obras etc. [1].  A identificação
                  de uma anomalia de projeto nessa comparação pode ajudar no entendimento de alguns
                  fatores de risco. É importante destacar que a consistência com os padrões de projeto
                  não significa, necessariamente, uma rodovia plenamente segura. Às vezes, uma série

                  de elementos individuais, todos projetados de acordo com os padrões, podem, quando
                  combinados, tornar-se inseguros [5].




                  13.2.1.1 Avaliação do risco


                  A avaliação do risco contribui para a priorização dos tratamentos a serem implantados
                  visando aumentar a Segurança Viária em um local ou segmento viário. O nível de risco

                  e a prioridade de ação devem ser avaliados de acordo com os problemas e riscos encon-
                  trados nas vias. Conforme o Guia para Segurança Viária  da Austroads, os parâmetros
                                                                         4
                  de risco se traduzem na probabilidade de ocorrência e na severidade dos acidentes, que
                  são analisados para os tipos de acidentes associados a cada fator de risco, em diferen-
                  tes níveis [6].


                       Os parâmetros de risco e seus níveis são descritos na Figura 13.2, a qual apresenta
                  uma matriz de risco de acidentes. Essa matriz relaciona cinco níveis de probabilidade de
                  ocorrência e da severidade dos acidentes, permitindo avaliar a prioridade de tratamen-

                  to para mitigação do risco. A probabilidade de ocorrência varia entre rara e quase certa,
                  de acordo com a experiência australiana, sendo um bom exemplo de parâmetro para
                  decidir sobre as ações a serem tomadas. O nível mais baixo de severidade é descrito
                  como mínimo (acidentes com danos materiais somente) e o mais alto, fatal (quando há

                  fatalidade em até 30 dias após a ocorrência do acidente) [6].










                  4   Tradução livre de Guide to Road Safety.


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                                                                                          ANÇA
                                                                                               VIÁRIA
                                                                          MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
                                                                          MANU
                                                                          MANU  AL  DE  SE GUR  ANÇA  VIÁRIA
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