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CAPÍTUL O 1 3 – Se L e çã O de C O n T r A medid A S
Independentemente da abordagem, a avaliação de fatores de risco e de fatores
contribuintes, sob um olhar de engenharia, pode incluir a comparação das condições
locais com a literatura e boas práticas de Segurança Viária ou, ainda, com os padrões
de projeto nacionais e locais quanto a: condições geométricas, sinalização, dispositivos
de contenção, visibilidade, conflitos de tráfego, zonas de obras etc. [1]. A identificação
de uma anomalia de projeto nessa comparação pode ajudar no entendimento de alguns
fatores de risco. É importante destacar que a consistência com os padrões de projeto
não significa, necessariamente, uma rodovia plenamente segura. Às vezes, uma série
de elementos individuais, todos projetados de acordo com os padrões, podem, quando
combinados, tornar-se inseguros [5].
13.2.1.1 Avaliação do risco
A avaliação do risco contribui para a priorização dos tratamentos a serem implantados
visando aumentar a Segurança Viária em um local ou segmento viário. O nível de risco
e a prioridade de ação devem ser avaliados de acordo com os problemas e riscos encon-
trados nas vias. Conforme o Guia para Segurança Viária da Austroads, os parâmetros
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de risco se traduzem na probabilidade de ocorrência e na severidade dos acidentes, que
são analisados para os tipos de acidentes associados a cada fator de risco, em diferen-
tes níveis [6].
Os parâmetros de risco e seus níveis são descritos na Figura 13.2, a qual apresenta
uma matriz de risco de acidentes. Essa matriz relaciona cinco níveis de probabilidade de
ocorrência e da severidade dos acidentes, permitindo avaliar a prioridade de tratamen-
to para mitigação do risco. A probabilidade de ocorrência varia entre rara e quase certa,
de acordo com a experiência australiana, sendo um bom exemplo de parâmetro para
decidir sobre as ações a serem tomadas. O nível mais baixo de severidade é descrito
como mínimo (acidentes com danos materiais somente) e o mais alto, fatal (quando há
fatalidade em até 30 dias após a ocorrência do acidente) [6].
4 Tradução livre de Guide to Road Safety.
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