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CAPÍTUL O   1 3   –   Se L e çã O   de   C O n T r A medid A S




                  13.2 Seleção de contramedidas





                  A seleção de contramedidas parte da etapa de diagnóstico para identificar os locais ou
                  segmentos com potenciais de melhoria da Segurança Viária, podendo ser realizada por
                  meio de abordagens reativas ou de abordagens proativas . Abordagens proativas são
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                  importantes para identificar fatores de risco em todas as fases de projeto, evitando que

                  elementos inseguros sejam implantados, e para análises de risco em rodovias abertas
                  ao tráfego, aplicando melhorias antes que os acidentes ocorram. Já as abordagens rea-
                  tivas referem-se à identificação de fatores de risco e/ou fatores contribuintes após a

                  ocorrência de acidentes em rodovias abertas ao tráfego. Nesse tipo de abordagem, o
                  diagnóstico pode ser realizado por meio da análise de dados de acidentes registrados.

                       Uma vez que os locais ou segmentos são identificados, independentemente da
                  abordagem escolhida, o procedimento de seleção de contramedidas consiste em, pri-

                  meiramente, identificar os fatores que contribuem para ocorrência de acidentes (abor-
                  dagem reativa) ou os fatores de risco (abordagem proativa). Com essas análises, par-
                  te-se para o segundo passo, em que devem ser determinadas todas as contramedidas
                  adequadas para os fatores de risco e/ou fatores contribuintes identificados no local ou
                  segmento com potencial de melhoria.


                       Cada contramedida tem um custo associado e os gestores das rodovias costumam
                  ter orçamentos limitados para fazer melhorias na Segurança Viária. Nesse contexto, é
                  necessário analisar com a combinação de contramedidas e locais pode promover maior

                  redução de mortes e feridos graves, considerando o orçamento disponível. Isso requer
                  conhecimento sobre a efetividade das contramedidas, em diferentes cenários. Tam-
                  bém requer a aplicação de um processo de priorização de projetos de intervenção, por
                  meio de um método de ranqueamento para maximizar os resultados que, muitas ve-

                  zes, é baseado em uma avaliação econômica do projeto [2].

                       As etapas seguintes à seleção de contramedidas no processo de Gerenciamen-
                  to da Segurança Viária — avaliação econômica, priorização de projetos e avaliação da





                  2   Informações detalhadas sobre abordagens reativas e abordagens proativas podem ser encon-
                     tradas no “Capítulo 2 — Caráter multidisciplinar da Segurança Viária”.


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                                                                                               VIÁRIA
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                                                                          MANU  AL  DE  SE GUR  ANÇA  VIÁRIA
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                                                                                                         DER  / / SP
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