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CAPÍTUL O 1 4 – A v AL i A çã O E C O nômi CA E m O ni T O r A m E n T O d E P r O j ET O s im PLA n T A d O s
Os projetos de Segurança Viária devem ser propostos a partir das contramedidas
selecionadas e podem abranger uma única contramedida ou um conjunto de contra-
medidas. A implantação de uma rotatória, por exemplo, corresponde a um projeto de
Segurança Viária que compreende uma única contramedida. Já a implantação de uma
rotatória com iluminação é um exemplo de projeto de Segurança Viária que engloba um
conjunto de contramedidas.
Vale ressaltar que o Gerenciamento da Segurança Viária é um processo circular:
são analisados dados de acidentes com o objetivo de determinar locais críticos e im-
plementar contramedidas; a partir do monitoramento dos resultados dos projetos im-
plantados, são selecionados novos locais críticos e novas contramedidas, que podem
ser implementadas com base no aprendizado de experiências anteriores.
Além das etapas do Gerenciamento da Segurança Viária descritas anteriormente,
deve-se realizar o monitoramento dos projetos implantados (descrito no item “14.3
— Monitoramento de projetos implantados”), que inclui a avaliação da efetividade e
inspeções de campo. A avaliação da efetividade é realizada com o objetivo de verificar
se os projetos implantados apresentaram o efeito esperado na redução da frequência
e/ou da severidade de acidentes. As inspeções de campo, por sua vez, são realizadas
para verificar as condições físicas dos elementos de Segurança Viária implementados e
identificar a necessidade de reparos ou substituições, conforme destacado em “14.3.2
— Inspeção e manutenção das contramedidas implementadas”.
Este capítulo está dividido em três partes, abordando três etapas do processo de
Gerenciamento da Segurança Viária, sendo elas: (i) avaliação econômica dos projetos de
Segurança Viária, (ii) priorização de projetos e (iii) monitoramento de projetos implan-
tados. São apresentados os principais métodos utilizados em cada uma dessas etapas.
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