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CAPÍTUL O 1 4 – A v AL i A çã O E C O nômi CA E m O ni T O r A m E n T O d E P r O j ET O s im PLA n T A d O s
• tipo e escopo do projeto;
• condições climáticas (que podem causar a deterioração da infraestrutura);
• volumes de tráfego (volumes elevados podem causar maior deterioração da
infraestrutura e o aumento do volume de tráfego pode resultar na necessi-
dade de alterações na infraestrutura da via);
• padrões locais (requisitos de construção e manutenção mais rigorosos po-
dem resultar em deterioração mais lenta);
• disponibilidade de recursos e materiais (certos materiais são mais resisten-
tes à deterioração).
Caso seja considerado implantar mais de uma contramedida em um mesmo local
ou segmento viário, sugere-se realizar a análise econômica no período referente à vida
útil mais longa [3]. O Quadro 14.1 apresenta a vida útil média estimada de alguns gru-
pos de contramedidas.
Quadro 14.1: Vida útil média de contramedidas de segurança
Grupo de contramedida Vida útil
Melhorias de infraestrutura viária 25 anos
Sinalização vertical, pequenas melhorias nas 10 anos
vias
Recapeamento e novos pavimentos 5-10 anos (dependendo do volume e composição
de tráfego e do horizonte de projeto)
Marcações viárias (sinalização horizontal) 1-5 anos (dependendo do volume de tráfego)
Campanhas de informação 1 ano
Fiscalização de trânsito 1 ano
Fonte: adaptado de [4]
Existem diferentes métodos que podem ser utilizados para realizar uma avalia-
ção econômica, abordados com detalhes no item “14.1.3 — Indicadores de avaliação
econômica”. Entre esses métodos, destacam-se a análise de benefício-custo e a aná-
lise de efetividade-custo. Ambas quantificam os benefícios esperados ao expressar
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
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