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CAPÍTUL O   1 4   –   A v AL i A çã O   E C O nômi CA   E   m O ni T O r A m E n T O   d E   P r O j ET O s   im PLA n T A d O s




                           •  tipo e escopo do projeto;
                           •  condições climáticas (que podem causar a deterioração da infraestrutura);

                           •  volumes de tráfego (volumes elevados podem causar maior deterioração da
                             infraestrutura e o aumento do volume de tráfego pode resultar na necessi-
                             dade de alterações na infraestrutura da via);

                           •  padrões locais (requisitos de construção e manutenção mais rigorosos po-
                             dem resultar em deterioração mais lenta);

                           •  disponibilidade de recursos e materiais (certos materiais são mais resisten-
                             tes à deterioração).




                       Caso seja considerado implantar mais de uma contramedida em um mesmo local
                  ou segmento viário, sugere-se realizar a análise econômica no período referente à vida
                  útil mais longa [3]. O Quadro 14.1 apresenta a vida útil média estimada de alguns gru-
                  pos de contramedidas.



                                Quadro 14.1: Vida útil média de contramedidas de segurança

                            Grupo de contramedida                            Vida útil

                   Melhorias de infraestrutura viária       25 anos

                   Sinalização vertical, pequenas melhorias nas  10 anos
                   vias
                   Recapeamento e novos pavimentos          5-10 anos (dependendo do volume e composição
                                                            de tráfego e do horizonte de projeto)

                   Marcações viárias (sinalização horizontal)  1-5 anos (dependendo do volume de tráfego)

                   Campanhas de informação                  1 ano

                   Fiscalização de trânsito                 1 ano

                                                   Fonte: adaptado de [4]


                       Existem diferentes métodos que podem ser utilizados para realizar uma avalia-

                  ção econômica, abordados com detalhes no item “14.1.3 — Indicadores de avaliação
                  econômica”. Entre esses métodos, destacam-se a análise de benefício-custo e a aná-
                  lise de efetividade-custo. Ambas quantificam os benefícios esperados ao expressar



                                                                                                            435
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                                                                                                             SP
                                                                                                         DER
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