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CAPÍTUL O 1 4 – A v AL i A çã O E C O nômi CA E m O ni T O r A m E n T O d E P r O j ET O s im PLA n T A d O s
Em um contexto de financiamento limitado, é interessante avaliar o projeto que
trará o maior retorno econômico. A avaliação econômica pode ser aplicada, inclusive,
para justificar a implementação de projetos de Segurança Viária de maior custo, re-
forçando os benefícios econômicos e sociais. No entanto, como o objetivo principal da
seleção de um projeto é reduzir a ocorrência de acidentes e/ou sua severidade, pode
haver casos em que se opte por implementar um projeto, mesmo que ele não apresente
a melhor avaliação econômica. Sendo assim, um projeto que apresentar custo signifi-
cativamente maior, quando comparado a alternativas, pode ser escolhido, tendo em
vista os maiores benefícios à Segurança Viária.
14.1.1 Estimativa dos benefícios
A implantação de um projeto, de uma ou mais contramedidas, pode resultar em di-
versos benefícios, que contribuem para a redução da ocorrência ou da severidade dos
acidentes, mas também podem reduzir o tempo de viagem e os níveis de congestiona-
mento e de poluição do ar, além de melhorar a fluidez, diminuir o ruído e gerar outros
benefícios socioambientais.
Neste manual, serão estimados os benefícios decorrentes da diminuição da fre-
quência e da severidade dos acidentes, uma vez que essa é a principal forma de anali-
sar o desempenho da Segurança Viária. Todos os indicadores descritos neste Manual
também podem ser aplicados caso a análise inclua outros benefícios, basta que esses
sejam monetizados e adicionados ao cálculo do benefício advindo da redução de aci-
dentes. A ANTP [5] apresenta um guia para o cálculo dessas externalidades.
A redução da frequência ou severidade de acidentes é estimada com base no his-
tórico de projetos similares. Para isso, são utilizadas informações a respeito da efe-
tividade de projetos anteriormente implementados . No “Capítulo 13 — Seleção de
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contramedidas” é apresentada uma lista de contramedidas com suas efetividades as-
sociadas. O Manual de Medidas de Segurança Viária [4] e o iRAP Road Safety Toolkit [6],
1 Em países em desenvolvimento, como o Brasil, é provável que haja pouca informação disponível
sobre a efetividade de contramedidas implementadas. Pode-se, então, utilizar informações de
outros países, realizando adaptações para o local em análise.
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