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CAPÍTUL O   1 4   –   A v AL i A çã O   E C O nômi CA   E   m O ni T O r A m E n T O   d E   P r O j ET O s   im PLA n T A d O s




                       Em um contexto de financiamento limitado, é interessante avaliar o projeto que
                  trará o maior retorno econômico. A avaliação econômica pode ser aplicada, inclusive,
                  para justificar a implementação de projetos de Segurança Viária de maior custo, re-

                  forçando os benefícios econômicos e sociais. No entanto, como o objetivo principal da
                  seleção de um projeto é reduzir a ocorrência de acidentes e/ou sua severidade, pode
                  haver casos em que se opte por implementar um projeto, mesmo que ele não apresente
                  a melhor avaliação econômica. Sendo assim, um projeto que apresentar custo signifi-
                  cativamente maior, quando comparado a alternativas, pode ser escolhido, tendo em

                  vista os maiores benefícios à Segurança Viária.



                  14.1.1 Estimativa dos benefícios



                  A implantação de um projeto, de uma ou mais contramedidas, pode resultar em di-
                  versos benefícios, que contribuem para a redução da ocorrência ou da severidade dos
                  acidentes, mas também podem reduzir o tempo de viagem e os níveis de congestiona-

                  mento e de poluição do ar, além de melhorar a fluidez, diminuir o ruído e gerar outros
                  benefícios socioambientais.

                       Neste manual, serão estimados os benefícios decorrentes da diminuição da fre-
                  quência e da severidade dos acidentes, uma vez que essa é a principal forma de anali-

                  sar o desempenho da Segurança Viária. Todos os indicadores descritos neste Manual
                  também podem ser aplicados caso a análise inclua outros benefícios, basta que esses
                  sejam monetizados e adicionados ao cálculo do benefício advindo da redução de aci-
                  dentes. A ANTP [5] apresenta um guia para o cálculo dessas externalidades.


                       A redução da frequência ou severidade de acidentes é estimada com base no his-
                  tórico de projetos similares. Para isso, são utilizadas informações a respeito da efe-
                  tividade de projetos anteriormente implementados . No “Capítulo 13 — Seleção de
                                                                      1
                  contramedidas” é apresentada uma lista de contramedidas com suas efetividades as-

                  sociadas. O Manual de Medidas de Segurança Viária [4] e o iRAP Road Safety Toolkit [6],






                  1   Em países em desenvolvimento, como o Brasil, é provável que haja pouca informação disponível
                     sobre a efetividade de contramedidas implementadas. Pode-se, então, utilizar informações de
                     outros países, realizando adaptações para o local em análise.


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