Page 437 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 437

CAPÍTUL O   1 4   –   A v AL i A çã O   E C O nômi CA   E   m O ni T O r A m E n T O   d E   P r O j ET O s   im PLA n T A d O s




                  a mudança estimada na frequência ou na severidade dos acidentes como resultado
                  da implementação do projeto de Segurança Viária analisado. A diferença, no entanto,
                  é que, na análise de benefício-custo, a mudança esperada é convertida em valores

                  monetários, que posteriormente são comparados aos custos estimados do projeto.
                  Já na análise de efetividade-custo, a mudança esperada não é convertida em valores
                  monetários. Nesse caso, a estimativa da mudança na frequência ou na severidade de
                  acidentes é comparada aos custos associados à implementação do projeto. Assim, é
                  determinado um índice de efetividade-custo, expresso em custo por acidente evitado

                  no período de análise, o qual relaciona o valor desembolsado para a implantação do
                  projeto com a quantidade de acidentes que se espera reduzir [1].

                       Projetos de Segurança Viária também podem ser avaliados por meio de indicado-
                  res econômicos, como a taxa interna de retorno (TIR) e o período de retorno (payback).

                  A TIR é particularmente importante para avaliar a atratividade do projeto do ponto de
                  vista dos investidores, que comparam essa taxa a uma taxa mínima de atratividade
                  para decidir se vale a pena, ou não, investir em determinado projeto. Já o período de

                  retorno é um importante parâmetro para tomadores de decisão, sendo utilizado para
                  indicar em quanto tempo um investimento se paga.

                       A despeito do método escolhido para realizar a avaliação econômica, há dois pas-
                  sos iniciais que devem ser executados:


                         (1)  Estimar os custos de implementação, manutenção e operação do projeto e
                             prever os desembolsos ao longo do tempo (fluxo de caixa).

                        (2)  Estimar os benefícios esperados a partir da implementação do projeto,
                             determinando a redução na frequência e/ou severidade dos acidentes ao
                             longo do tempo.



                       Para comparar os valores estimados em termos monetários ao longo do período

                  de análise, deve-se utilizar os valores presentes dos benefícios e dos custos dos pro-
                  jetos de Segurança Viária. A comparação dos benefícios e custos, em diferentes perío-
                  dos, se torna mais realista com a utilização de valores presentes, possibilitando uma
                  avaliação econômica mais confiável.








          436
          436
                                     ANÇA
                             DE
                                 GUR
                                SE
                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
                     MANU
                          AL
                                          VIÁRIA
          DER
          DER / SP
              SP
             /
   432   433   434   435   436   437   438   439   440   441   442