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CAPÍTUL O 1 4 – A v AL i A çã O E C O nômi CA E m O ni T O r A m E n T O d E P r O j ET O s im PLA n T A d O s
acidentes em um cenário no qual o projeto não tivesse sido implementado, uma vez
que, como dito anteriormente, fatores externos — que podem afetar a frequência de
acidentes — mudam ao longo do tempo. Por essa razão, compara-se o cenário ob-
servado após a implementação do projeto de Segurança Viária (acidentes observados)
com a projeção de acidentes para o mesmo período, caso não tivessem sido feitos me-
lhoramentos no local.
Além disso, é necessário ter cuidado especial ao selecionar os dados utilizados na
avaliação da efetividade, de modo a evitar análises equivocadas. Ao determinar a efeti-
vidade considerando o número de mortes ao invés do número de acidentes com morte,
por exemplo, um único acidente envolvendo um ônibus, pode resultar em um número
de mortes maior do que vários acidentes com morte envolvendo veículos leves.
Com relação ao período de análise, há uma série de questões importantes a serem
consideradas [1], [3], [14]:
• Dados referentes ao período de implantação do projeto não devem ser con-
siderados. Se esse período não for registrado com precisão, deve ser ex-
cluído do estudo um período maior que contenha o período de implantação;
• Um período de ajuste é, normalmente, considerado após a implantação de
um projeto de Segurança Viária. Usualmente, é necessário que um determi-
nado tempo transcorra para que o tratamento se torne totalmente eficaz.
No entanto, algumas mudanças podem ter efeitos temporários na Segu-
rança Viária. Nesses casos, o comportamento dos usuários da via retorna
ao padrão anterior, após o período de ajuste. Não existe uma regra sobre a
duração do período de ajuste, sendo geralmente considerado um período
entre um e três meses. Caso o período posterior para o estudo seja sufi-
cientemente longo, o período de ajuste pode ser ignorado;
• O período anterior à implantação do projeto deve ser longo o suficiente para
fornecer uma boa estimativa estatística do verdadeiro nível de seguran-
ça local, de modo a eliminar flutuações aleatórias, tanto quanto possível.
Não deve, no entanto, incluir períodos durante os quais o local apresen-
tou características diferentes, como, por exemplo, o período de implanta-
ção. O período anterior deve terminar antes do início da implementação da
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
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