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CAPÍTUL O   1 4   –   A v AL i A çã O   E C O nômi CA   E   m O ni T O r A m E n T O   d E   P r O j ET O s   im PLA n T A d O s




                             melhoria. Como regra geral, um período de três a cinco anos é considerado
                             razoável para análise, sendo três anos o mínimo recomendado;

                           •  O período posterior à implantação do projeto também deve ser longo o su-
                             ficiente para examinar o nível de segurança, devendo ser de no mínimo três
                             anos e começar após a implementação da melhoria ser concluída (conside-
                             rando-se o período de ajuste conforme indicado anteriormente);


                           •  Devem ser utilizados períodos de avaliação múltiplos de 12 meses,  para que
                             não haja enviesamento sazonal nos dados (geralmente são escolhidos pe-
                             ríodos de avaliação que consistem em anos civis completos, pois torna-se

                             mais fácil reunir os dados necessários. Nesse caso, o ano inteiro durante o
                             qual a melhoria foi instalada é excluído do período de avaliação).



                       Exitem três métodos básicos de estudo utilizados para avaliar a efetividade de

                  projetos de Segurança Viária, a depender das informações disponíveis [1]:

                           •  estudos observacionais antes / depois;

                           •  estudos observacionais transversais;
                           •  estudos experimentais antes / depois.




                       Estudos observacionais antes / depois consistem em comparar as frequências de
                  acidentes antes e depois da implementação de um projeto. Desse modo, são necessá-
                  rios dados de acidentes nos períodos anterior e posterior à implantação de uma me-
                  lhoria de segurança. Além disso, é preciso considerar o uso de uma metodologia ade-
                  quada para estimar a frequência de acidentes que teria ocorrido no período posterior à

                  implantação do projeto, caso esse não tivesse sido implementado, como mencionado
                  anteriormente.

                       Um requisito fundamental para um estudo antes / depois é que o local de estudo

                  deve manter suas principais características em todo o período da análise [14]. Caso
                  contrário, a avaliação pode considerar outras modificações ocorridas no local, mesmo
                  que essas não sejam necessariamente relacionadas à implementação do projeto.

                       Estudos observacionais transversais devem ser aplicados quando não for possível

                  realizar estudos antes / depois. Esse tipo de estudo considera a ocorrência de acidentes



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                                                                                                         DER  / SP
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