Page 456 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 456
CAPÍTUL O 1 4 – A v AL i A çã O E C O nômi CA E m O ni T O r A m E n T O d E P r O j ET O s im PLA n T A d O s
melhoria. Como regra geral, um período de três a cinco anos é considerado
razoável para análise, sendo três anos o mínimo recomendado;
• O período posterior à implantação do projeto também deve ser longo o su-
ficiente para examinar o nível de segurança, devendo ser de no mínimo três
anos e começar após a implementação da melhoria ser concluída (conside-
rando-se o período de ajuste conforme indicado anteriormente);
• Devem ser utilizados períodos de avaliação múltiplos de 12 meses, para que
não haja enviesamento sazonal nos dados (geralmente são escolhidos pe-
ríodos de avaliação que consistem em anos civis completos, pois torna-se
mais fácil reunir os dados necessários. Nesse caso, o ano inteiro durante o
qual a melhoria foi instalada é excluído do período de avaliação).
Exitem três métodos básicos de estudo utilizados para avaliar a efetividade de
projetos de Segurança Viária, a depender das informações disponíveis [1]:
• estudos observacionais antes / depois;
• estudos observacionais transversais;
• estudos experimentais antes / depois.
Estudos observacionais antes / depois consistem em comparar as frequências de
acidentes antes e depois da implementação de um projeto. Desse modo, são necessá-
rios dados de acidentes nos períodos anterior e posterior à implantação de uma me-
lhoria de segurança. Além disso, é preciso considerar o uso de uma metodologia ade-
quada para estimar a frequência de acidentes que teria ocorrido no período posterior à
implantação do projeto, caso esse não tivesse sido implementado, como mencionado
anteriormente.
Um requisito fundamental para um estudo antes / depois é que o local de estudo
deve manter suas principais características em todo o período da análise [14]. Caso
contrário, a avaliação pode considerar outras modificações ocorridas no local, mesmo
que essas não sejam necessariamente relacionadas à implementação do projeto.
Estudos observacionais transversais devem ser aplicados quando não for possível
realizar estudos antes / depois. Esse tipo de estudo considera a ocorrência de acidentes
455
455
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP
DER / SP