Page 82 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 82
CAPÍTUL O 0 2 – CAR Á TER MULTIDISCIPLINAR D A SE GUR ANÇA VIÁRIA
• procura características da via frequentemente presentes em ocorrências de
determinados tipos de acidentes graves, identificando essas características
como fatores de risco. Assim, permite que locais que ainda não apresentam
acidentes, mas têm características semelhantes aos locais com históricos
de acidentes analisados, possam ser tratados mediante a implementação
generalizada de projetos para reduzir o potencial de acidentes graves;
• geralmente concentra-se em contramedidas de baixo custo que podem ser
amplamente implantadas em todo o sistema viário, o que pode ser uma
abordagem mais econômica para tratar da segurança da malha viária;
• pode ser usada sem um histórico de acidentes local detalhado, reduzindo a
necessidade de dados.
Por outro lado, a abordagem sistêmica apresenta alguns desafios, como a disponi-
bilidade de dados e a disponibilidade de recursos. A disponibilidade de dados determina
o nível de detalhe na análise, pois, embora uma análise sistêmica possa ser realizada
com praticamente qualquer quantidade de dados, um maior número de dados permite
maior refinamento na identificação de potenciais fatores de risco. A disponibilidade de
recursos afeta o nível da análise e determina a extensão das melhorias que podem ser
realizadas [18].
Além disso, a justificativa para a implantação de melhorias em locais sem histórico
de acidentes pode ser difícil, uma vez que nem sempre há uma correlação direta entre
a localização do histórico de acidentes e os tratamentos recomendados. A abordagem
sistêmica raramente recomenda uma alteração de grande escala em um único local,
favorecendo interferências, mesmo que menores, nos vários pontos ou segmentos crí-
ticos identificados. No entanto, são os grandes projetos que frequentemente atraem
a atenção dos tomadores de decisão, da mídia, das autoridades eleitas e do público
em geral [16].
81
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP