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CAPÍTUL O   0 2   –   CAR Á TER   MULTIDISCIPLINAR   D A   SE GUR ANÇA   VIÁRIA




                  benefícios esperados advindos de cada contramedida. Há dois principais objetivos na
                  avaliação econômica de um projeto de contramedidas de segurança:

                         (1)  Determinar se o projeto é economicamente justificável, ou seja, se seus be-
                             nefícios são maiores que seus custos.

                        (2)  Subsidiar a escolha das contramedidas a serem implementadas a partir da
                             determinação daquelas que são mais eficientes economicamente, ou seja,

                             daquelas que apresentam melhor benefício-custo.



                       A etapa de priorização refere-se ao desenvolvimento de uma lista ordenada de
                  projetos, considerando apenas aqueles que se justificam economicamente de acordo

                  com a avaliação da etapa anterior. Os projetos priorizados devem atender aos objetivos
                  relacionados a custos, mobilidade e impactos socioambientais [8].

                       O resultado da priorização de projetos depende de alguns fatores, como a possibi-
                  lidade de quantificação e o método utilizado para a estimativa dos custos e benefícios,

                  a vida útil dos projetos considerados, além de fatores não econômicos (fatores sociais,
                  ambientais e políticos) [8].

                       Em um contexto com financiamento limitado, é interessante selecionar o projeto
                  que trará o maior retorno econômico. Contudo, como o principal objetivo da implanta-

                  ção de uma contramedida de segurança é a redução da ocorrência e/ou severidade dos
                  acidentes, pode haver casos em que o projeto escolhido não seja aquele que apresenta
                  a melhor avaliação econômica, mas sim aquele que resulta em um maior retorno social.


                       Além disso, é relevante considerar que uma contramedida é escolhida em detri-
                  mento de outra, o que nem sempre é trivial. A priorização de projetos pode recomendar
                  a seleção de intervenções mais simples ao invés de uma contramedida mais cara e
                  complexa. Entretanto, obras menores podem ser soluções paliativas que posterior-
                  mente vão exigir novos investimentos na Segurança Viária [13].


                       A última etapa do processo de Gerenciamento da Segurança Viária é a avaliação da
                  efetividade dos projetos implantados, também discutida no “Capítulo 14 — Avaliação
                  econômica e monitoramento de projetos implantados”. No processo de avaliação da
                  efetividade são desenvolvidas análises com o objetivo de quantificar como o projeto






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