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CAPÍTUL O   0 2   –   CAR Á TER   MULTIDISCIPLINAR   D A   SE GUR ANÇA   VIÁRIA




                  implementado afetou a ocorrência ou a severidade dos acidentes. Dessa forma, com-
                  para-se o cenário observado após a implementação do projeto com a previsão de aci-
                  dentes caso não houvessem sido feitos melhoramentos no local.

                       Esses métodos de avaliação baseiam-se em dados coletados, considerando a fre-

                  quência e a severidade dos acidentes, e utilizam análises estatísticas para avaliar tanto
                  os segmentos individualmente quanto um conjunto de pontos que sofreram interven-
                  ções [13].


                       A avaliação da efetividade de projetos implantados é importante para a Segurança
                  Viária por duas razões principais: a primeira é garantir que os programas realizados
                  estejam alcançando os resultados desejados e identificar ações corretivas caso não
                  estejam; a segunda é construir uma base de conhecimento sobre a efetividade de di-

                  ferentes contramedidas, fornecendo informações para que programas mais eficazes
                  possam ser desenvolvidos futuramente [14].




                  2.3.2 Análise sistêmica


                  Técnicas tradicionais de Gerenciamento da Segurança Viária que identificam locais de
                  risco com potencial para receber melhorias se concentram principalmente em locais
                  com histórico de acidentes (locais críticos na abordagem reativa) [15] ou em locais que

                  apresentam mais fatores de risco para acidentes (abordagem proativa).

                       No entanto, evidências apontam que acidentes graves em vias rurais estão am-
                  plamente distribuídos ao longo da malha rodoviária. Isso quer dizer que a densidade de
                  acidentes graves associados a rodovias pode ser baixa. Uma baixa densidade de aci-

                  dentes normalmente não leva à identificação de locais de alto risco dentro do processo
                  tradicional do Gerenciamento da Segurança Viária [15]. Em vez disso, essa distribuição
                  com baixa densidade de acidentes representa um desafio para a abordagem de segu-

                  rança, pois uma parcela dos acidentes graves pode não ser selecionada para receber
                  tratamento.












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