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CAPÍTUL O 0 2 – CAR Á TER MULTIDISCIPLINAR D A SE GUR ANÇA VIÁRIA
implementado afetou a ocorrência ou a severidade dos acidentes. Dessa forma, com-
para-se o cenário observado após a implementação do projeto com a previsão de aci-
dentes caso não houvessem sido feitos melhoramentos no local.
Esses métodos de avaliação baseiam-se em dados coletados, considerando a fre-
quência e a severidade dos acidentes, e utilizam análises estatísticas para avaliar tanto
os segmentos individualmente quanto um conjunto de pontos que sofreram interven-
ções [13].
A avaliação da efetividade de projetos implantados é importante para a Segurança
Viária por duas razões principais: a primeira é garantir que os programas realizados
estejam alcançando os resultados desejados e identificar ações corretivas caso não
estejam; a segunda é construir uma base de conhecimento sobre a efetividade de di-
ferentes contramedidas, fornecendo informações para que programas mais eficazes
possam ser desenvolvidos futuramente [14].
2.3.2 Análise sistêmica
Técnicas tradicionais de Gerenciamento da Segurança Viária que identificam locais de
risco com potencial para receber melhorias se concentram principalmente em locais
com histórico de acidentes (locais críticos na abordagem reativa) [15] ou em locais que
apresentam mais fatores de risco para acidentes (abordagem proativa).
No entanto, evidências apontam que acidentes graves em vias rurais estão am-
plamente distribuídos ao longo da malha rodoviária. Isso quer dizer que a densidade de
acidentes graves associados a rodovias pode ser baixa. Uma baixa densidade de aci-
dentes normalmente não leva à identificação de locais de alto risco dentro do processo
tradicional do Gerenciamento da Segurança Viária [15]. Em vez disso, essa distribuição
com baixa densidade de acidentes representa um desafio para a abordagem de segu-
rança, pois uma parcela dos acidentes graves pode não ser selecionada para receber
tratamento.
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