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CAPÍTUL O   0 2   –   CAR Á TER   MULTIDISCIPLINAR   D A   SE GUR ANÇA   VIÁRIA




                  possam ser adotadas para diminuir a ocorrência e/ou a severidade dos acidentes. Para
                  a realização da etapa de diagnóstico, há três passos a serem seguidos [8]:

                         (1)  Revisão dos dados de acidentes (abordagem reativa): quando houver dados
                             de acidentes disponíveis, desenvolver estatísticas descritivas resumidas

                             mediante a revisão dos tipos e das severidades dos acidentes e das con-
                             dições ambientais, a fim de identificar padrões para os locais selecionados.

                        (2)  Avaliação da documentação de apoio: revisar estudos e planos da área se-
                             lecionada para identificar problemas, oportunidades e restrições.
                        (3)  Avaliação das condições de campo: visitar o local para revisar e observar

                             os diferentes modos de transportes e suas instalações, verificando parti-
                             cularmente como os diferentes usuários se locomovem na via e interagem
                             entre si.




                       Com isso, todas as informações podem ser compiladas para identificar padrões ou
                  tendências, possibilitando o tratamento dos locais selecionados. A etapa de diagnós-
                  tico também é abordada no “Capítulo 5 — Uso e tratamento de dados de acidentes”.

                       A terceira etapa do Gerenciamento da Segurança Viária é a seleção de contrame-

                  didas, abordada com detalhes no “Capítulo 13 — Seleção de contramedidas”. Nesta
                  etapa, a partir das tendências identificadas e de outras informações analisadas no
                  diagnóstico, busca-se mapear quais os fatores de risco e/ou contribuintes, porque eles

                  ocorrem, o que os pode reduzir e o que é factível no local.

                       A etapa de seleção de contramedidas é dividida em dois passos: (i) identificar os
                  fatores de risco que contribuem para as causas dos acidentes no local analisado; e (ii)
                  identificar as contramedidas que respondem a esses fatores. Independentemente da

                  abordagem — seja ela reativa ou proativa — o procedimento é similar: deve-se se-
                  lecionar contramedidas potenciais para posteriormente avaliá-las quanto à eficácia e
                  priorizar projetos.

                       As etapas seguintes à seleção de contramedidas são a avaliação econômica e a

                  priorização de projetos, abordadas no “Capítulo 14 — Avaliação econômica e monito-
                  ramento de projetos implantados”. A avaliação econômica é realizada a partir da esti-
                  mativa de custos de implantação e de manutenção das contramedidas potenciais e dos




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