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CAPÍTUL O 0 2 – CAR Á TER MULTIDISCIPLINAR D A SE GUR ANÇA VIÁRIA
possam ser adotadas para diminuir a ocorrência e/ou a severidade dos acidentes. Para
a realização da etapa de diagnóstico, há três passos a serem seguidos [8]:
(1) Revisão dos dados de acidentes (abordagem reativa): quando houver dados
de acidentes disponíveis, desenvolver estatísticas descritivas resumidas
mediante a revisão dos tipos e das severidades dos acidentes e das con-
dições ambientais, a fim de identificar padrões para os locais selecionados.
(2) Avaliação da documentação de apoio: revisar estudos e planos da área se-
lecionada para identificar problemas, oportunidades e restrições.
(3) Avaliação das condições de campo: visitar o local para revisar e observar
os diferentes modos de transportes e suas instalações, verificando parti-
cularmente como os diferentes usuários se locomovem na via e interagem
entre si.
Com isso, todas as informações podem ser compiladas para identificar padrões ou
tendências, possibilitando o tratamento dos locais selecionados. A etapa de diagnós-
tico também é abordada no “Capítulo 5 — Uso e tratamento de dados de acidentes”.
A terceira etapa do Gerenciamento da Segurança Viária é a seleção de contrame-
didas, abordada com detalhes no “Capítulo 13 — Seleção de contramedidas”. Nesta
etapa, a partir das tendências identificadas e de outras informações analisadas no
diagnóstico, busca-se mapear quais os fatores de risco e/ou contribuintes, porque eles
ocorrem, o que os pode reduzir e o que é factível no local.
A etapa de seleção de contramedidas é dividida em dois passos: (i) identificar os
fatores de risco que contribuem para as causas dos acidentes no local analisado; e (ii)
identificar as contramedidas que respondem a esses fatores. Independentemente da
abordagem — seja ela reativa ou proativa — o procedimento é similar: deve-se se-
lecionar contramedidas potenciais para posteriormente avaliá-las quanto à eficácia e
priorizar projetos.
As etapas seguintes à seleção de contramedidas são a avaliação econômica e a
priorização de projetos, abordadas no “Capítulo 14 — Avaliação econômica e monito-
ramento de projetos implantados”. A avaliação econômica é realizada a partir da esti-
mativa de custos de implantação e de manutenção das contramedidas potenciais e dos
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