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                       Na medida em que a rede viária se expande e surgem novos polos de direção, essa
                  relação deve ser reavaliada e, caso necessário, alterada ou ampliada.

                       Nas rodovias radiais e nas não radiais, mas contribuintes para dirigir o fluxo de veí-
                  culos para a Capital, deve-se utilizar, neste sentido, como polo de direção, a mensagem

                  “São Paulo”. No sentido inverso e nas demais rodovias, em qualquer sentido, deve-se
                  utilizar, nas informações de destino, o polo de direção seguinte ao local de implantação
                  do sinal.


                       Para as rodovias de Classes 0 e IA utiliza-se o conceito de saídas numeradas, nu-
                  meração esta que corresponde ao quilômetro da rodovia no local. Para as demais rodo-
                  vias utiliza-se o padrão de sinalização de orientação sem a numeração de saída.

                       A seguir, encontram-se os critérios de projeto e as sequências de sinais para as si-

                  tuações típicas mais usuais para as rodovias de Classes 0 e IA (item A.4.4.2), para as ro-
                  dovias de Classe IB (item A.4.4.3) e para as rodovias de Classes II, III e IV (item A.4.4.4).




                  A.4.4.2 Critérios de projeto de orientação para rodovias
                              Classes 0 e IA



                  As rodovias de Classes 0 e IA são aquelas que apresentam, em linhas gerais, as seguin-
                  tes características:

                           •  pista dupla;

                           •  controle total de acessos, Classe 0, ou controle parcial de acessos, Classe IA;
                           •  velocidades regulamentadas em até 120 km/h para Classe  0 ou até
                             100 km/h, Classe IA;

                           •  elevados volumes de tráfego.



                       Para estas rodovias os sinais de orientação, devem possuir padrão visual e fun-

                  cional superiores aos das demais rodovias, e mais detalhes referentes às saídas em
                  aproximação, inclusive com numeração da saída referenciada ao quilômetro da rodovia.

                       A seguir são apresentados os tipos de sinais com seu sequenciamento e posicio-

                  namento a serem empregados na sinalização vertical de orientação das Classes 0 e IA
                  e, a seguir, os exemplos de aplicação mais frequentes nestas rodovias.

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                     MANU AL  DE  SINALIZA ÇÃ O  RODO VIÁRIA
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