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V OL UME 1 – PRO JET O
Longitudinalmente à pista as canalizações são compostas por trechos de transi-
ção “tp”, necessários para que o veículo possa mudar de faixa obtendo o afastamento
“s” com segurança, e por trechos tangentes à pista “L”, conforme Figura B – 21.
Figura B-21
Na pista de rolamento, o trecho de transição, taper, varia em função da velocidade:
t = 0,5 V s
p
onde:
t = trecho de transição na pista de rolamento, em metros;
p
V = velocidade regulamentada na rodovia, em km/h;
s = afastamento transversal necessário, em metros.
No caso de canalização para alargamento do leito carroçável não implicando, por-
tanto, em imposição de mudança de trajetória aos veículos, o trecho de transição t
p
pode ser reduzido para até t , extensão de transição em acostamentos, conforme des-
a
crito a seguir.
Da mesma forma, ainda que resultem menores, os valores de t não poderão ser
p
inferiores aos valores de t constantes do Quadro B-9.
a
Em acostamentos, embora não ocorra o trânsito de veículos, deve ser previsto
um trecho de transição no acostamento (t ) precedendo a sua supressão. A finalidade
a
dessa sinalização é a criação de área neutra precedendo a alteração das características
físicas da via, ressaltando esta situação, além de impedir a parada de veículos no local,
ver Figura B-22.
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MANU AL DE SINALIZA ÇÃ O RODO VIÁRIA
DER / SP