Page 220 - Manual_de_Sinalizacao-Vol1_DIGITAL_FINAL
P. 220

V OL UME   1   –   PRO JET O




                       Longitudinalmente à pista as canalizações são compostas por trechos de transi-
                  ção “tp”, necessários para que o veículo possa mudar de faixa obtendo o afastamento
                  “s” com segurança, e por trechos tangentes à pista “L”, conforme Figura B – 21.




                                                       Figura B-21



















                       Na pista de rolamento, o trecho de transição, taper, varia em função da velocidade:


                                                       t  = 0,5 V s
                                                        p
                  onde:
                  t  = trecho de transição na pista de rolamento, em metros;
                   p
                  V = velocidade regulamentada na rodovia, em km/h;
                  s = afastamento transversal necessário, em metros.



                       No caso de canalização para alargamento do leito carroçável não implicando, por-

                  tanto, em imposição de mudança de trajetória aos veículos, o trecho de transição t
                                                                                                      p
                  pode ser reduzido para até t  , extensão de transição em acostamentos, conforme des-
                                             a
                  crito a seguir.

                       Da mesma forma, ainda que resultem menores, os valores de t  não poderão ser
                                                                                      p
                  inferiores aos valores de t  constantes do Quadro B-9.
                                            a
                       Em acostamentos, embora não ocorra o trânsito de veículos, deve ser previsto
                  um trecho de transição no acostamento (t ) precedendo a sua supressão. A finalidade
                                                            a
                  dessa sinalização é a criação de área neutra precedendo a alteração das características

                  físicas da via, ressaltando esta situação, além de impedir a parada de veículos no local,
                  ver Figura B-22.


                                                                                                            219

                                                                    MANU AL  DE  SINALIZA ÇÃ O  RODO VIÁRIA
                                                                                                         DER / SP
   215   216   217   218   219   220   221   222   223   224   225