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CAPÍTUL O   0 8   –   Pr O je T O   se g U r O   d A s   LA T er A is   d A s   vi A s




                  igual ao valor calculado. A zona livre lateral deve ter terreno traspassável e não conter
                  elementos de risco e restrições à segurança.

                       Posteriormente, é preciso avaliar se dentro da zona calculada existem obstáculos
                  fixos, taludes críticos ou estruturas de drenagem não traspassáveis. Em caso positivo,

                  deve-se tratar os riscos identificados, seguindo a ordem de prioridade supracitada. A
                  identificação do tipo de elemento de risco e suas características também são impor-
                  tantes para determinar a melhor solução de projeto.


                       Idealmente, é desejável remover todos os elementos que impeçam os usuários da
                  via de utilizar a área com segurança em situações de emergência. Afinal, obstruções
                  à zona livre calculada são potencializadores dos riscos de acidentes, pois, em caso de
                  saída de pista, podem aumentar a severidade do acidente devido ao impacto do veículo

                  com os objetos rígidos. Porém, uma zona livre de obstruções pode não ser viável em
                  todas as seções da via, em termos funcionais, práticos e/ou econômicos. Assim, se não
                  for possível eliminar o elemento de risco, deve-se redesenhá-lo para que possa ser
                  atravessado de maneira segura. Um exemplo que pode ser mencionado é a alteração

                  da seção de projeto de estruturas de drenagem longitudinais para que sejam traspas-
                  sáveis. Outra alternativa é redesenhar as estruturas de drenagem transversais, para
                  que seu início e fim coincidam com a declividade dos taludes de aterro, tornando-as
                  traspassáveis com segurança.


                       Na hipótese de não conseguir redesenhar, é necessário verificar se o elemento
                  de risco pode ser realocado para um local com menor possibilidade de acidente. Uma
                  situação típica é a necessidade de mover as instalações de postes de transmissão de
                  energia para locais mais afastados, fora da zona livre lateral, de forma que a área se

                  torne traspassável e sem obstruções que possam prejudicar a Segurança Viária.

                       Nos casos em que nenhuma das soluções apresentadas possam ser adotadas,
                  sugere-se o uso de suportes que não se constituam em obstáculos fixos, uma vez que

                  são feitos de materiais menos rígidos e que podem minimizar o impacto da colisão, di-
                  minuindo a severidade do acidente. Esses materiais são projetados para se romperem
                  de forma previsível e têm fácil implantação em suportes de sinalização vertical (placas),
                  suportes de luminárias e postes utilitários.








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                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
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