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CAPÍTUL O   0 8   –   Pr O je T O   se g U r O   d A s   LA T er A is   d A s   vi A s




                  8.2.6.3 Taludes transversais


                  Taludes transversais são aqueles que se apresentam perpendicularmente à via, criados
                  principalmente por acessos laterais, interseções ou em cruzamentos de canteiro cen-

                  tral. Apresentam risco elevado, pois são locais que podem ser atingidos frontalmente
                  por veículos errantes [1], [5].

                       Para vias de alta velocidade, o talude transversal (frontal à via) deve ter declivi-
                  dade de 1V:6H ou menos, especialmente para aqueles localizados imediatamente ad-

                  jacentes ao tráfego. É possível projetar taludes mais inclinados, conforme se aumenta
                  o afastamento lateral. Taludes transversais mais inclinados do que 1V:6H podem ser
                  considerados em áreas urbanas ou vias de baixa velocidade [2].

                       Em taludes transversais, a presença de estruturas de drenagem dentro da zona

                  livre lateral da via deve ser compatibilizada com a declividade lateral dos taludes, de
                  forma que se torne traspassável. Se não for possível, recomenda-se deslocar as cana-
                  letas de drenagem para que o bueiro fique instalado fora da zona livre.


                       Caso haja um talude transversal (frontal à rodovia) que apresente possibilidade de
                  queda de veículos em passagem inferior ou rio, deve ser prevista uma distância mínima
                  de parada atrás dos dispositivos de contenção para que o veículo não sofra queda.




                  8.2.7 Dispositivos de drenagem


                  As estruturas de drenagem devem ser traspassáveis, de modo a não se tornarem ele-
                  mentos de risco. Devem ser projetadas, construídas e mantidas, considerando, além
                  da eficiência hidráulica, a segurança das laterais das vias. Em geral, recomenda-se [7]:


                         a)  projetar ou modificar as estruturas de drenagem para serem atravessáveis
                             ou pelo menos reduzirem o risco em caso de choque; caso contrário,

                         b)  proteger as estruturas com dispositivos de contenção se estiverem dentro
                             da zona livre.











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                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
          DER / SP
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