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CAPÍTUL O   0 8   –   Pr O je T O   se g U r O   d A s   LA T er A is   d A s   vi A s




                  8.2.4 Canteiro central


                  O canteiro central das rodovias também pode ser considerado como uma área de risco
                  em situações de perda de controle de veículos. A ordem de tratamento dos riscos da la-

                  teral da via mencionada no item “8.2 — Caracterização dos elementos de risco dentro
                  da zona livre” também deve ser considerada para a adequação dos canteiros centrais e
                  proteção dos usuários das vias, com um requisito adicional ao risco de um veículo sair
                  da faixa de rolamento, ultrapassar o canteiro central, invadir a pista contrária e impac-
                  tar um veículo no sentido oposto. Quando necessário, devem ser adotados dispositivos

                  de contenção central, conforme os mesmos requisitos e recomendações de implanta-
                  ção e de dimensionamento desses dispositivos [2].

                       A “Instrução de Projeto: Projeto de Dispositivos de Segurança” do DER/SP orienta

                  a implantação de dispositivo de contenção central para vias de alta velocidade com
                  canteiros atravessáveis, de acordo com a largura do canteiro e o VDM da via [7]. Para
                  canteiros centrais de até 10,00 m e VDM acima de 20 mil, recomenda-se a instalação
                  de barreiras de proteção. Para canteiros de 10,00 a 15,00 m e VDM acima de 20 mil,

                  deve ser considerada a necessidade de instalar barreiras. Já para outros casos, o uso
                  de barreiras de proteção é opcional e a implantação depende de outras condições do
                  local. Para canteiros largos e com VDM baixos, sem outras condicionantes locais que
                  incrementem risco aos usuários, a barreira pode ser desaconselhada, uma vez que os

                  veículos têm área suficiente para retomar o controle em caso de saída de pista.

                       Em segmentos rodoviários com canteiro central, em pistas com diferença de ele-
                  vação em taludes não-recuperáveis ou críticos , a ocorrência de acidentes pode resultar
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                  em maior severidade. Portanto, deve-se instalar dispositivos de contenção longitudinal

                  na parte mais alta, evitando a queda na pista oposta [2].



                  8.2.5 Instalações de apoio



                  Instalações e equipamentos de apoio à rodovia são comumente encontrados nas la-
                  terais das vias. Podem ser do tipo call boxes, SAUs e UBAs, edificações de controle de
                  tráfego ou instalações e cabines de pedágio. A presença desses equipamentos ao longo

                  do segmento viário é fundamental, visto que servem como pontos de referência e de


                  3   Ver definição de taludes não-recuperáveis e críticos no item “8.2.6.1 — Taludes de aterro”.
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                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
          DER / SP
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