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CAPÍTUL O 0 8 – Pr O je T O se g U r O d A s LA T er A is d A s vi A s
8.2.4 Canteiro central
O canteiro central das rodovias também pode ser considerado como uma área de risco
em situações de perda de controle de veículos. A ordem de tratamento dos riscos da la-
teral da via mencionada no item “8.2 — Caracterização dos elementos de risco dentro
da zona livre” também deve ser considerada para a adequação dos canteiros centrais e
proteção dos usuários das vias, com um requisito adicional ao risco de um veículo sair
da faixa de rolamento, ultrapassar o canteiro central, invadir a pista contrária e impac-
tar um veículo no sentido oposto. Quando necessário, devem ser adotados dispositivos
de contenção central, conforme os mesmos requisitos e recomendações de implanta-
ção e de dimensionamento desses dispositivos [2].
A “Instrução de Projeto: Projeto de Dispositivos de Segurança” do DER/SP orienta
a implantação de dispositivo de contenção central para vias de alta velocidade com
canteiros atravessáveis, de acordo com a largura do canteiro e o VDM da via [7]. Para
canteiros centrais de até 10,00 m e VDM acima de 20 mil, recomenda-se a instalação
de barreiras de proteção. Para canteiros de 10,00 a 15,00 m e VDM acima de 20 mil,
deve ser considerada a necessidade de instalar barreiras. Já para outros casos, o uso
de barreiras de proteção é opcional e a implantação depende de outras condições do
local. Para canteiros largos e com VDM baixos, sem outras condicionantes locais que
incrementem risco aos usuários, a barreira pode ser desaconselhada, uma vez que os
veículos têm área suficiente para retomar o controle em caso de saída de pista.
Em segmentos rodoviários com canteiro central, em pistas com diferença de ele-
vação em taludes não-recuperáveis ou críticos , a ocorrência de acidentes pode resultar
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em maior severidade. Portanto, deve-se instalar dispositivos de contenção longitudinal
na parte mais alta, evitando a queda na pista oposta [2].
8.2.5 Instalações de apoio
Instalações e equipamentos de apoio à rodovia são comumente encontrados nas la-
terais das vias. Podem ser do tipo call boxes, SAUs e UBAs, edificações de controle de
tráfego ou instalações e cabines de pedágio. A presença desses equipamentos ao longo
do segmento viário é fundamental, visto que servem como pontos de referência e de
3 Ver definição de taludes não-recuperáveis e críticos no item “8.2.6.1 — Taludes de aterro”.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP