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CAPÍTUL O   0 8   –   Pr O je T O   se g U r O   d A s   LA T er A is   d A s   vi A s




                       Por fim, pórticos e semipórticos são obstáculos fixos de maior porte, nos quais não
                  são utilizados suportes colapsíveis. Dessa forma, devem estar protegidos por sistemas
                  rígidos de contenção, pois suas estruturas não podem colapsar em caso de choque.




                  8.2.3 Obras de arte e pilares de viadutos


                  Estruturas de obras de arte especiais, como pilares de pontes e viadutos, podem estar

                  localizadas no canteiro central e/ou nas laterais das vias, geralmente dentro da zona li-
                  vre lateral. Encabeçamento (entrada) de túneis e pontes e início de barreiras de conten-
                  ção da obra de arte especial também são tipos de estruturas que causam obstruções
                  à zona livre lateral [3].


                       Como são estruturas rígidas e de grande porte, devem ser cuidadosamente incluí-
                  das no projeto geométrico das rodovias e obras de arte especiais, para minimizar os
                  riscos à Segurança Viária. Na fase de projeto, deve-se buscar a eliminação dos obstá-
                  culos fixos, procurando afastar os pilares e colunas laterais, eliminando apoios centrais

                  quando possível e evitando a implantação em divergências. Essas são alternativas que
                  aumentam consideravelmente a segurança para os usuários das vias.

                       Contudo, ao se tratar de rodovias existentes, muitas vezes os projetos podem ser
                  inviáveis em termos técnicos e econômicos. Por isso, recorre-se à proteção dos obs-

                  táculos por meio de dispositivos de contenção ou amortecedores de impacto. De qual-
                  quer forma, as medidas a serem adotadas para a proteção dos pilares devem ser muito
                  bem estudadas e dimensionadas, visto que esses elementos possuem grandes dimen-
                  sões e rigidez, podendo resultar em acidentes graves se atingidos por veículos. Além

                  disso, esses elementos devem ser protegidos dos veículos pois as estruturas podem
                  apresentar risco de desabamento.

                       Em estruturas antigas e em pontes estreitas com guarda corpos frágeis, deve-

                  -se ter atenção à segurança dos usuários, sendo necessário adequar os guarda corpos
                  existentes, inclusive reforçando a estrutura e alargando o acostamento.












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