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CAPÍTUL O 0 8 – Pr O je T O se g U r O d A s LA T er A is d A s vi A s
apoio para os motoristas, bem como, auxiliam os gestores na operação, controle e for-
necimento de serviços aos usuários.
Entretanto, essas instalações podem ser consideradas como elementos de risco
dentro da zona livre lateral. Para fornecer melhores condições de segurança aos usuá-
rios das vias, os suportes para câmeras, sensores e outros dispositivos ITS, por exem-
plo, podem utilizar suportes colapsíveis ou serem implantados atrás de dispositivos de
contenção já existentes [3]. Caso não seja possível, pode ser projetado dispositivo de
contenção especificamente para essas instalações.
Já as instalações de apoio à operação e controle da rodovia, que consistem em
edificações, apresentam maior risco aos usuários das rodovias, uma vez que são ele-
mentos grandes e rígidos e a magnitude do impacto e da severidade do acidente é,
possivelmente, aumentada. Assim, devem ser instalados o mais longe possível da faixa
de tráfego, respeitando a zona livre lateral. Se não for possível, devem receber proteção
por dispositivos de contenção viária.
8.2.6 Taludes
Para adequar o traçado das rodovias à topografia do terreno, em alguns locais, as late-
rais das vias apresentam declividades negativas (taludes de aterro) ou positivas (taludes
de corte). Há, também, seções com inclinação frontal à rodovia, devido à existência de
uma via lateral que a corta (taludes transversais) [1]. Nesse sentido, os taludes podem
ser categorizados como taludes de aterro, taludes de corte ou taludes transversais.
8.2.6.1 Taludes de aterro
Os taludes de aterro são componentes importantes para a segurança das laterais das
vias, sendo necessário verificar a necessidade de protegê-los com dispositivos de con-
tenção lateral. Devem ser considerados fatores como a altura e a declividade lateral do
talude para a determinação do uso da proteção lateral. Os taludes de aterro podem ser
subdivididos em taludes recuperávies, taludes não recuperáveis e taludes críticos. Em
geral, com declividade acentuada (taludes críticos) exigem o uso de contenções laterais.
Também precisam de proteção taludes não recuperáveis que apresentam elementos
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP