Page 258 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 258

CAPÍTUL O   0 8   –   Pr O je T O   se g U r O   d A s   LA T er A is   d A s   vi A s




                  apoio para os motoristas, bem como, auxiliam os gestores na operação, controle e for-
                  necimento de serviços aos usuários.

                       Entretanto, essas instalações podem ser consideradas como elementos de risco
                  dentro da zona livre lateral. Para fornecer melhores condições de segurança aos usuá-

                  rios das vias, os suportes para câmeras, sensores e outros dispositivos ITS, por exem-
                  plo, podem utilizar suportes colapsíveis ou serem implantados atrás de dispositivos de
                  contenção já existentes [3]. Caso não seja possível, pode ser projetado dispositivo de

                  contenção especificamente para essas instalações.

                       Já as instalações de apoio à operação e controle da rodovia, que consistem em
                  edificações, apresentam maior risco aos usuários das rodovias, uma vez que são ele-
                  mentos grandes e rígidos e a magnitude do impacto e da severidade do acidente é,

                  possivelmente, aumentada. Assim, devem ser instalados o mais longe possível da faixa
                  de tráfego, respeitando a zona livre lateral. Se não for possível, devem receber proteção
                  por dispositivos de contenção viária.




                  8.2.6 Taludes


                  Para adequar o traçado das rodovias à topografia do terreno, em alguns locais, as late-
                  rais das vias apresentam declividades negativas (taludes de aterro) ou positivas (taludes

                  de corte). Há, também, seções com inclinação frontal à rodovia, devido à existência de
                  uma via lateral que a corta (taludes transversais) [1]. Nesse sentido, os taludes podem
                  ser categorizados como taludes de aterro, taludes de corte ou taludes transversais.




                  8.2.6.1 Taludes de aterro


                  Os taludes de aterro são componentes importantes para a segurança das laterais das

                  vias, sendo necessário verificar a necessidade de protegê-los com dispositivos de con-
                  tenção lateral. Devem ser considerados fatores como a altura e a declividade lateral do
                  talude para a determinação do uso da proteção lateral. Os taludes de aterro podem ser
                  subdivididos em taludes recuperávies, taludes não recuperáveis e taludes críticos. Em
                  geral, com declividade acentuada (taludes críticos) exigem o uso de contenções laterais.

                  Também precisam de proteção taludes não recuperáveis que apresentam elementos



                                                                                                            257

                                                                          MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
                                                                                                         DER / SP
   253   254   255   256   257   258   259   260   261   262   263