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CAPÍTUL O   0 8   –   Pr O je T O   se g U r O   d A s   LA T er A is   d A s   vi A s




                  de risco no pé do talude. Por outro lado, taludes recuperáveis ou não recuperáveis, que
                  não contenham elementos de risco, não exigem a implantação de contenção lateral [2],
                  [3]. O Quadro 8.1 apresenta os três diferentes tipos de taludes de aterro.



                                          Quadro 8.1: Tipos de taludes de aterro

                   Taludes recuperáveis      São taludes mais planos, com declividade lateral de até 1V:4H.
                                             Não exigem contenção lateral, pois permitem ao motorista
                                             executar manobras de recuperação e parada do veículo em caso
                                             de saída de pista. É fortemente desaconselhada a presença de
                                             elementos de risco, como dispositivos de drenagem ou outros
                                             elementos protuberantes, acima do aterro.

                   Taludes não-recuperáveis  Têm declividade lateral entre 1V:4H e 1V:3H. Apesar de serem
                                             percorríveis, o condutor não consegue retornar à faixa de
                                             rodagem facilmente, sendo esperado que o veículo chegue
                                             ao fundo do talude. Não devem existir elementos de risco ao
                                             longo das encostas e é recomendada uma área de escape sem
                                             obstruções no fundo do talude. Se isso não for possível, deve-se
                                             projetar um dispositivo de contenção.


                   Taludes críticos          São encostas mais íngremes, com declividade lateral maior ou
                                             igual a 1V:3H. Devem ser projetados e tratados com cautela,
                                             já que podem incorrer em capotamentos ou queda de veículos
                                             no caso de saídas de pista. A “Instrução de Projeto: Projeto de
                                             Dispositivos de Segurança” do DER/SP apresenta os parâmetros
                                             para a determinação do uso de dispositivos de contenção lateral.

                                    Fonte: elaborado pelo autor com base em [1], [2], [3] e [7]



                       Dessa forma, sempre que possível, deve-se projetar taludes recuperáveis, de

                  modo a evitar a utilização de dispositivos de contenção lateral [2]. A Figura 8.3 apre-
                  senta um exemplo de seção transversal com zona livre lateral em talude recuperável.






















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                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
          DER / SP
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