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CAPÍTUL O   0 8   –   Pr O je T O   se g U r O   d A s   LA T er A is   d A s   vi A s




                  de proteção, não eliminam o risco de acidentes nem o impacto dos veículos, sendo so-
                  mente uma forma de evitar danos aos usuários das vias e mitigar as consequências dos
                  acidentes [7].

                       Os projetistas devem realizar o tratamento dos elementos de risco para favorecer

                  uma zona livre lateral desobstruída e traspassável, com largura e declividade adequa-
                  das. Seguindo as recomendações de prioridade de tratamento do item “8.2 — Caracte-
                  rização dos elementos de risco dentro da zona livre”, deve-se avaliar se o elemento de

                  risco pode ser removido, se não, redesenhado, ou até mesmo realocado para um local
                  onde tenha menor risco de ser atingido. Se essas soluções não forem viáveis, deve-se
                  reduzir a rigidez dos suportes de placas e luminárias ou, em último caso, instalar dispo-
                  sitivos de contenção para proteger os usuários dos riscos laterais.


                       Portanto, a utilização de dispositivos de proteção deve ser vista com cautela e
                  esses elementos devem ser implantados somente nos casos em que alternativas mais
                  simples e seguras não possam ser adotadas devido a restrições locais. Ao decidir por
                  instalar dispositivos de contenção, deve-se obedecer aos critérios de projeto, de posi-

                  cionamento e de implantação, consoante ao tipo, estrutura, dimensão e afastamento
                  do obstáculo fixo e ao tipo de proteção que ele solicita: longitudinal ou pontual (amor-
                  tecedor de impacto). Os tipos de dispositivos de contenção viária estão indicados na Fi-
                  gura 8.9. Ressalta-se que as extremidades das barreiras de contenção devem receber

                  terminais de início seguros [3].


                                    Figura 8.9: Tipos de dispositivos de contenção viária

























                                                 Fonte: elaborado pelo autor

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                                                                                                         DER / SP
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