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CAPÍTUL O   0 8   –   Pr O je T O   se g U r O   d A s   LA T er A is   d A s   vi A s




                  8.3.1 Dispositivos de contenção longitudinal


                  São sistemas instalados longitudinalmente à rodovia, nas suas laterais, em canteiros
                  centrais ou nas laterais de pontes. Distinguem-se em [7]:


                         a)  Dispositivos  de  contenção  lateral:  visam  a  impedir  que  veículos  errantes
                             saiam da pista e atinjam obstáculos fixos, áreas de risco ou taludes com
                             declividade lateral acentuada. Servem para conter e redirecionar os veículos
                             com segurança;

                         b)  Dispositivos de contenção central: são dispositivos instalados em canteiros
                             centrais, que previnem que um veículo sem controle venha a atingir obstá-
                             culos fixos, terrenos não traspassáveis, pistas em desnível ou até mesmo

                             veículos no sentido oposto. Seguem as mesmas formas e critérios que os
                             dispositivos de contenção lateral, e também são usados para separar o trá-
                             fego em sentidos contrários;

                         c)  Dispositivos de contenção sobre pontes, viadutos e outras estruturas: são
                             sistemas de contenção empregados nas laterais da pista com o objetivo
                             de impedir que veículos saiam da pista de rolamento e sofram queda. Para
                             pontes  e  viadutos  deve-se  utilizar  o  dimensionamento  previsto  na  Nor-

                             ma ABNT NBR 7188 [9], que considera carregamentos mais elevados que
                             a Norma ABNT NBR 15486 [7], resultando em estruturas mais robustas.
                             Todos os pilares devem ser protegidos por dispositivos de contenção apro-

                             priados quando expostos ao tráfego.



                       Deve-se avaliar se o impacto contra os dispositivos de contenção implantados re-
                  duz efetivamente a severidade e as consequências dos choques; isto é, se o impacto

                  contra o dispositivo é menos severo do que se chocar contra o obstáculo fixo ou aces-
                  sar a área de risco sem a proteção.




                  8.3.1.1 Classificação dos dispositivos de contenção


                  Os dispositivos de contenção longitudinais têm o papel de conter e redirecionar, de
                  forma segura, os veículos que perdem controle e saem da pista. Para tanto, existem




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                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
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