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CAPÍTUL O 0 8 – Pr O je T O se g U r O d A s LA T er A is d A s vi A s
(3) Havendo a necessidade da implantação de dispositivos de contenção pelos fa-
tores analisados na etapa anterior, deve-se prosseguir a análise de modo a
determinar qual o nível de contenção requerido para a rodovia, por segmentos
homogêneos ou por demandas pontuais, sendo: nível de contenção, espaço de
trabalho e intrusão. Se houver sistemas similares, pode-se optar pelo de índice
de severidade da aceleração mais suave.
(i) Verificar a classe da rodovia e a velocidade diretriz.
(ii) Verificar as características geométricas de implantação da via em terreno
plano, ondulado ou montanhoso. Considerar por segmentos homogêneos
ou em demandas pontuais.
(iii) Determinar o risco e as consequências dos acidentes no segmento em
análise, podendo ser risco “normal” ou “elevado”. Nesta etapa deve-se
considerar o histórico de acidentes no local, bem como, a prevalência de
condições climáticas adversas.
(iv) Escolher o nível de contenção a ser considerado para o segmento viário
em análise.
(4) Considerar o VDM e a composição de tráfego, conforme a porcentagem de veí-
culos pesados por categoria.
(5) Dentro do nível de contenção selecionado, escolher o dispositivo de contenção
mais adequado dentro das alternativas possíveis, em função do veículo mais
pesado da Certificação (veículo de ensaio).
(6) Atentar para as características do dispositivo escolhido, como a deflexão dinâ-
mica do sistema e a intrusão, quando couber.
O critério de seleção de dispositivos de contenção pode ser encontrado com mais
detalhes no item 5.2.3 da “Instrução de Projeto: Projeto de Dispositivos de Segurança”
do DER/SP [2].
Por estarem posicionados nas proximidades da rodovia, os dispositivos de con-
tenção longitudinal carecem de reparos sempre que sofrerem danos devido ao impacto
com veículos. Portanto, a facilidade e os custos de reparos e reposições devem ser
levados em consideração na escolha do dispositivo.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP