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CAPÍTUL O   0 8   –   Pr O je T O   se g U r O   d A s   LA T er A is   d A s   vi A s




                         (3)  Havendo a necessidade da implantação de dispositivos de contenção pelos fa-
                             tores analisados na etapa anterior, deve-se prosseguir a análise de modo a
                             determinar qual o nível de contenção requerido para a rodovia, por segmentos

                             homogêneos ou por demandas pontuais, sendo: nível de contenção, espaço de
                             trabalho e intrusão. Se houver sistemas similares, pode-se optar pelo de índice
                             de severidade da aceleração mais suave.
                              (i)  Verificar a classe da rodovia e a velocidade diretriz.

                             (ii)  Verificar as características geométricas de implantação da via em terreno
                                  plano, ondulado ou montanhoso. Considerar por segmentos homogêneos

                                  ou em demandas pontuais.
                             (iii)  Determinar o risco e as consequências dos acidentes no segmento em
                                  análise, podendo ser risco “normal” ou “elevado”. Nesta etapa deve-se

                                  considerar o histórico de acidentes no local, bem como, a prevalência de
                                  condições climáticas adversas.

                             (iv)  Escolher o nível de contenção a ser considerado para o segmento viário
                                  em análise.
                         (4)  Considerar o VDM e a composição de tráfego, conforme a porcentagem de veí-

                             culos pesados por categoria.
                        (5)  Dentro do nível de contenção selecionado, escolher o dispositivo de contenção

                             mais adequado dentro das alternativas possíveis, em função do veículo mais
                             pesado da Certificação (veículo de ensaio).
                        (6)  Atentar para as características do dispositivo escolhido, como a deflexão dinâ-

                             mica do sistema e a intrusão, quando couber.



                       O critério de seleção de dispositivos de contenção pode ser encontrado com mais
                  detalhes no item 5.2.3 da “Instrução de Projeto: Projeto de Dispositivos de Segurança”
                  do DER/SP [2].


                       Por estarem posicionados nas proximidades da rodovia, os dispositivos de con-
                  tenção longitudinal carecem de reparos sempre que sofrerem danos devido ao impacto
                  com veículos. Portanto, a facilidade e os custos de reparos e reposições devem ser

                  levados em consideração na escolha do dispositivo.





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                                                                                                         DER / SP
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