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CAPÍTUL O 0 8 – Pr O je T O se g U r O d A s LA T er A is d A s vi A s
diferentes níveis de contenção veicular, conforme os veículos para os quais os disposi-
tivos são projetados.
Dispositivos de contenção devem ser ensaiados e aprovados conforme normas in-
ternacionais padronizadas para uniformizar os critérios de aprovação e certificação. Os
ensaios são realizados considerando a massa do veículo, ângulo, posição e velocidade
de impacto, conforme determinado pelas normas internacionais NCHRP 350/MASH e
EN1317, previstas na “Instrução de Projeto: Projeto de Dispositivos de Segurança” do
DER/SP [2].
A partir dos ensaios de impacto realizados em escala real são avaliados critérios
de segurança, como a severidade do impacto para os ocupantes do veículo, o compor-
tamento do veículo pós impacto, bem como, a suficiência estrutural do dispositivo de
contenção — que deve suportar os impactos para o qual foi projetado. A severidade
do impacto considera a desaceleração dentro de parâmetros suportáveis pelo corpo
humano, sendo refletida nos índices:
• ASI (Índice de Severidade da Aceleração) e THIV (Velocidade Teórica de Im-
pacto da Cabeça) , especificados na Norma EN1317; ou
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• OIV (Velocidade de Impacto do Ocupante) e ORA (Desaceleração do Ocu-
pante) , segundo a Norma NCHRP 350/MASH.
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Durante os ensaios de impacto são medidos os parâmetros que caracterizam o
dispositivo de contenção, como a deflexão dinâmica, o espaço de trabalho e a intrusão,
que determinam a posição de implantação à frente dos elementos de risco.
8.3.1.2 Seleção dos dispositivos de contenção
Quando for necessário instalar dispositivos de contenção, deve ser selecionado um sis-
tema que tenha o nível de contenção exigido, por segmento homogêneo da rodovia ou
em locais críticos que requerem mais atenção. Para definir os segmentos homogêneos
das rodovias, devem ser considerados os seguintes fatores [2]:
4 Em inglês, Acceleration Severity Index e Theorical Head Impact Velocity, respectivamente.
5 Tradução livre de Occupant Impact Velocity e Occupant Ridedown Acceleration, respectivamente.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP