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CAPÍTUL O   0 8   –   Pr O je T O   se g U r O   d A s   LA T er A is   d A s   vi A s




                  diferentes níveis de contenção veicular, conforme os veículos para os quais os disposi-
                  tivos são projetados.

                       Dispositivos de contenção devem ser ensaiados e aprovados conforme normas in-
                  ternacionais padronizadas para uniformizar os critérios de aprovação e certificação. Os

                  ensaios são realizados considerando a massa do veículo, ângulo, posição e velocidade
                  de impacto, conforme determinado pelas normas internacionais NCHRP 350/MASH e
                  EN1317, previstas na “Instrução de Projeto: Projeto de Dispositivos de Segurança” do

                  DER/SP [2].

                       A partir dos ensaios de impacto realizados em escala real são avaliados critérios
                  de segurança, como a severidade do impacto para os ocupantes do veículo, o compor-
                  tamento do veículo pós impacto, bem como, a suficiência estrutural do dispositivo de

                  contenção — que deve suportar os impactos para o qual foi projetado. A severidade
                  do impacto considera a desaceleração dentro de parâmetros suportáveis pelo corpo
                  humano, sendo refletida nos índices:

                           •  ASI (Índice de Severidade da Aceleração) e THIV (Velocidade Teórica de Im-

                             pacto da Cabeça) , especificados na Norma EN1317; ou
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                           •  OIV (Velocidade de Impacto do Ocupante) e ORA (Desaceleração do Ocu-
                             pante) , segundo a Norma NCHRP 350/MASH.
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                       Durante os ensaios de impacto são medidos os parâmetros que caracterizam o
                  dispositivo de contenção, como a deflexão dinâmica, o espaço de trabalho e a intrusão,
                  que determinam a posição de implantação à frente dos elementos de risco.




                  8.3.1.2 Seleção dos dispositivos de contenção


                  Quando for necessário instalar dispositivos de contenção, deve ser selecionado um sis-

                  tema que tenha o nível de contenção exigido, por segmento homogêneo da rodovia ou
                  em locais críticos que requerem mais atenção. Para definir os segmentos homogêneos
                  das rodovias, devem ser considerados os seguintes fatores [2]:



                  4   Em inglês, Acceleration Severity Index e Theorical Head Impact Velocity, respectivamente.
                  5   Tradução livre de Occupant Impact Velocity e Occupant Ridedown Acceleration, respectivamente.


                                                                                                            269

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                                                                                                         DER / SP
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