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CAPÍTUL O 0 8 – Pr O je T O se g U r O d A s LA T er A is d A s vi A s
Em locais com elevado índice de acidentes devido a falhas mecânicas de veícu-
los pesados, uma medida de Segurança Viária em rodovias é apresentar informações
aos usuários sobre o percentual de inclinação do declive da rodovia e a localização das
rampas de escape [11], para que os motoristas possam fazer a checagem dos freios
em movimento. Nesses casos, podem ser implantados desvios na rodovia na crista de
rampas para verificação de freios, ou mesmo áreas de parada obrigatória para moto-
ristas inspecionarem o equipamento. Essas áreas podem ser vias pavimentadas sepa-
radas do acostamento ou um alargamento do acostamento, com sinalização adequada.
Para garantir a funcionalidade e a preservação das rampas de escape, manuten-
ções para a readequação dos agregados devem ser feitas depois de cada uso. Leitos de
frenagem sofrem compactação com o passar do tempo, devendo ser limpos de conta-
minantes e escarificados de forma recorrente, para conservar o dispositivo de drena-
gem e manter a pista limpa [11].
O manual da AASHTO A Policy on Geometric Design of Highways and Streets [11] con-
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tém especificações completas para o dimensionamento de rampas de escape.
6 Uma Política de Desenho Geométrico de Rodovias e Ruas, em tradução livre.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP