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CAPÍTUL O   0 8   –   Pr O je T O   se g U r O   d A s   LA T er A is   d A s   vi A s




                       Em locais com elevado índice de acidentes devido a falhas mecânicas de veícu-
                  los pesados, uma medida de Segurança Viária em rodovias é apresentar informações
                  aos usuários sobre o percentual de inclinação do declive da rodovia e a localização das

                  rampas de escape [11], para que os motoristas possam fazer a checagem dos freios
                  em movimento. Nesses casos, podem ser implantados desvios na rodovia na crista de
                  rampas para verificação de freios, ou mesmo áreas de parada obrigatória para moto-
                  ristas inspecionarem o equipamento. Essas áreas podem ser vias pavimentadas sepa-
                  radas do acostamento ou um alargamento do acostamento, com sinalização adequada.


                       Para garantir a funcionalidade e a preservação das rampas de escape, manuten-
                  ções para a readequação dos agregados devem ser feitas depois de cada uso. Leitos de
                  frenagem sofrem compactação com o passar do tempo, devendo ser limpos de conta-
                  minantes e escarificados de forma recorrente, para conservar o dispositivo de drena-

                  gem e manter a pista limpa [11].

                       O manual da AASHTO A Policy on Geometric Design of Highways and Streets  [11] con-
                                                                                             6
                  tém especificações completas para o dimensionamento de rampas de escape.








































                  6   Uma Política de Desenho Geométrico de Rodovias e Ruas, em tradução livre.


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