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CAPÍTUL O   0 8   –   Pr O je T O   se g U r O   d A s   LA T er A is   d A s   vi A s




                         e)  determinar a velocidade máxima com a qual o veículo fora de controle pode
                             chegar ao local, para que essa seja a velocidade mínima de projeto para a
                             rampa de escape.




                       Os projetos de rampas de escape devem oferecer as melhores condições de Se-
                  gurança Viária aos motoristas e aos demais usuários da via. O dimensionamento deve
                  considerar o fato de que veículos pesados sem controle não podem realizar manobras
                  complexas. Portanto, o acesso à rampa de escape deve ser corretamente indicado por

                  sinalização prévia de saída, para que os motoristas de veículos desgovernados saibam
                  de sua existência e possam adentrar à pista de emergência com confiança. A sinaliza-
                  ção vertical de regulamentação deve desencorajar e impedir que motoristas utilizem a
                  rampa de escape para outros fins, como parada e estacionamento. O acesso à rampa

                  deve ser delineado nas linhas de bordo com faixas retrorrefletivas para auxiliar no pe-
                  ríodo noturno e, se possível, deve utilizar elementos de iluminação [11].

                       As rampas de escape devem ter comprimento suficiente para permitir a parada
                  do veículo com segurança, e devem ser construídas considerando o volume e a compo-

                  sição de tráfego. Também, é recomendada uma largura aceitável para acomodar mais
                  de um veículo pesado, para não comprometer a capacidade da rampa até que esta seja
                  desobstruída e limpa. Referências internacionais indicam valores mínimos de 8,00 m e

                  valores desejáveis de 9,00 a 12,00 m de largura de rampa [11].

                       Além disso, é preciso projetar e construir uma pista de serviço, de no mínimo 3,00 m
                  de largura, adjacente à rampa de escape, para permitir que guinchos e veículos de ma-
                  nutenção possam ter acesso ao local e fazer a remoção dos veículos acidentados. A

                  pista de serviço deve ser pavimentada e não pode gerar confusão ao motorista que
                  necessita utilizar a rampa de escape [11].

                       Dispositivos amortecedores de impacto podem ser instalados no final da rampa
                  de escape para garantir a parada segura dos veículos que a utilizam. Em último caso,

                  quando não houver espaço para implantar uma rampa de escape, especialmente em
                  trechos curtos, podem ser utilizados dispositivos de contenção do tipo retenção me-
                  cânica sequencial para parar os caminhões e ônibus em caso de perda de controle [11].








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