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CAPÍTUL O 0 8 – Pr O je T O se g U r O d A s LA T er A is d A s vi A s
e) determinar a velocidade máxima com a qual o veículo fora de controle pode
chegar ao local, para que essa seja a velocidade mínima de projeto para a
rampa de escape.
Os projetos de rampas de escape devem oferecer as melhores condições de Se-
gurança Viária aos motoristas e aos demais usuários da via. O dimensionamento deve
considerar o fato de que veículos pesados sem controle não podem realizar manobras
complexas. Portanto, o acesso à rampa de escape deve ser corretamente indicado por
sinalização prévia de saída, para que os motoristas de veículos desgovernados saibam
de sua existência e possam adentrar à pista de emergência com confiança. A sinaliza-
ção vertical de regulamentação deve desencorajar e impedir que motoristas utilizem a
rampa de escape para outros fins, como parada e estacionamento. O acesso à rampa
deve ser delineado nas linhas de bordo com faixas retrorrefletivas para auxiliar no pe-
ríodo noturno e, se possível, deve utilizar elementos de iluminação [11].
As rampas de escape devem ter comprimento suficiente para permitir a parada
do veículo com segurança, e devem ser construídas considerando o volume e a compo-
sição de tráfego. Também, é recomendada uma largura aceitável para acomodar mais
de um veículo pesado, para não comprometer a capacidade da rampa até que esta seja
desobstruída e limpa. Referências internacionais indicam valores mínimos de 8,00 m e
valores desejáveis de 9,00 a 12,00 m de largura de rampa [11].
Além disso, é preciso projetar e construir uma pista de serviço, de no mínimo 3,00 m
de largura, adjacente à rampa de escape, para permitir que guinchos e veículos de ma-
nutenção possam ter acesso ao local e fazer a remoção dos veículos acidentados. A
pista de serviço deve ser pavimentada e não pode gerar confusão ao motorista que
necessita utilizar a rampa de escape [11].
Dispositivos amortecedores de impacto podem ser instalados no final da rampa
de escape para garantir a parada segura dos veículos que a utilizam. Em último caso,
quando não houver espaço para implantar uma rampa de escape, especialmente em
trechos curtos, podem ser utilizados dispositivos de contenção do tipo retenção me-
cânica sequencial para parar os caminhões e ônibus em caso de perda de controle [11].
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
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